one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Instalações sem manutenção adequada são principal causa de acidentes elétricos

Criado em 07/04/15 16h06 e atualizado em 07/04/15 16h05
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Pesquisa da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) aponta aumento de 17,7% no número de acidentes envolvendo eletricidade, em 2014, em comparação ao ano anterior. As irregularidades apuradas, relacionadas às instalações elétricas que podem provocar grandes incêndios, levaram o Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj) a estabelecer parceria com a Abracopel para prevenir esse tipo de acidente.

“O setor de vendas de material elétrico é um braço importante nessa prevenção, porque é onde o consumidor vai adquirir material para usar em suas instalações”, disse hoje (7) o presidente do Simerj, Antônio Florêncio. Por isso, ele entende que é papel do setor orientar o consumidor no sentido de oferecer o material adequado às suas solicitações.

De acordo com a pesquisa, os casos de acidentes fatais com eletricidade subiram mais de 6% ano passado, quando provocaram 627 mortes, ante 592 no ano anterior. Atingiram 560 homens e 67 mulheres. O Nordeste brasileiro liderou o número de mortes por choque elétrico em 2014, com 263 casos (42% do total), seguido do Sudeste, com 125 mortes (20%) e do Sul, com 119 casos (19%). Quanto ao local em que se registram os acidentes, as residências são destaque, com 180 mortes no ano passado.

O presidente do Simerj disse que nos últimos anos houve aumento significativo na aquisição de bens eletrodomésticos. A idade dos prédios, porém, é antiga, como ocorre em Copacabana, por exemplo, na zona sul do Rio de Janeiro, e a manutenção predial não acompanhou o surgimento de tantos novos equipamentos. “Quando da sua construção, a oferta de eletrodomésticos nas residências era mínima. Hoje em dia, há uma gama enorme de produtos e não existe a contrapartida da preocupação em verificar se a instalação elétrica da casa ou do prédio vai aguentar o volume de carga acrescentado no prédio”, ressaltou.

Florêncio salientou que tudo sobrecarrega os circuitos existentes nas instalações, e as pessoas vão dando o chamado jeitinho. "Botam um benjamim, aumentam o disjuntor, o que é um erro crasso, porque o disjuntor é a proteção. Quando ele desarma, é porque alguma coisa está errada. E as pessoas não avaliam isso e se limitam a mudar o disjuntor. Ficam com uma proteção acima do prudente, a sobrecarga vem e ele [disjuntor] não desarma, não protege nada. Aí, ocorre o curto-circuito, o incêndio”, explicou.

A recomendação do presidente do Simerj é que o consumidor, diante do elevado número de produtos eletrodomésticos que tem em sua casa atualmente, contrate um eletricista registrado no Conselho Regional de Engenharia para que avalie a necessidade de aumentar a carga da residência e, com isso, ampliar a segurança. “Ou aumentar a carga do próprio prédio ou trocar a fiação por uma que suporte a amperagem demandada a partir da instalação de novos equipamentos”. Ele alertou que o cuidado deve ser tomado antes mesmo de os novos produtos funcionarem.

Segundo Florêncio, a vistoria prévia é uma medida “fantástica, desde que bem feita, dentro das normas, porque previne realmente esse tipo de acidente”. O Simerj está em negociação com o Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro (Sindistal) para promover cursos de capacitação de pequenas instalações para os vendedores de material elétrico. O objetivo é que os funcionários das revendas tenham mais conhecimento para prestar um atendimento com esclarecimentos técnicos. Os cursos deve ser iniciados no segundo semestre deste ano.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário