one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O hospital tem atualmente 242 leitos ativos para atendimento pelo SUS

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo com liminar população do DF não consegue leito em hospitais

Criado em 14/04/15 16h10 e atualizado em 14/04/15 16h52
Por Manuela Castro - Repórter da TV Brasil/EBC Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Em 2012, pelo menos 900 pessoas no Distrito Federal procuraram a Defensoria Pública e entraram com ações na Justiça para conseguir de imediato acesso à saúde pública, como vagas em UTI, cirurgias e medicamentos. Em 2014, esse número mais que dobrou: foram 2 mil liminares concedidas pela Justiça. Com o crescimento, faltam vagas nos hospitais para atender à demanda judicial já que os leitos estão lotados de pacientes que conseguiram liminares.

Atendimento hospitalar

Falta de leitos em hospitais da rede pública leva população do Distrito Federal a requerer direito na JustiçaArquivo/Agência Brasil

Esse quadro na saúde pública fez com que, mais uma vez, o problema retornasse para a decisão do Judiciário. Nessa segunda-feira (13), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) condenou o governo do Distrito Federal  a pagar uma indenização de R$ 80 mil a uma mãe que perdeu a filha de dois meses, por falta de UTI neonatal. A família conseguiu liminar que determinava a imediata transferência da criança para a UTI. No entanto, a decisão não foi cumprida.

A dona de casa Ana Carla de Almeida convive, agora, com o mesmo problema. A filha Laura, de um mês, nasceu prematura e está com pneumonia, desidratação e anemia. Sem vaga na UTI do Hospital Regional do Gama, onde a criança está internada. Ana Carla conseguiu, há uma semana, liminar para garantir um leito para a filha. Até agora Laura está no pronto socorro.

A mãe relatou à TV Brasil que não consegue dormir de preocupação. “Eu pensei que, com a liminar, minha filha iria para a UTI em 24 horas. Mas, além da fila normal para conseguir vaga na UTI ainda tem a fila para cumprir as liminares”.

O defensor público-geral do Distrito Federal, Ricardo Batista, lamenta a situação. Ele acrescenta que mesmo com liminares não cumpridas, a sociedade deve procurar um advogado ou um defensor para requerer seus direitos na Justiça. “Esse número grande de ações judiciais pode servir, inclusive, para que o governo faça um diagnóstico da situação da saúde e realize um planejamento para providenciar novos leitos na rede pública”, afirmou o defensor.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário