one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Via-sacra Morro da Capelinha

Imagem:

Compartilhar:

Milhares de pessoas acompanharam a Via-Sacra do Morro da Capelinha

Criado em 03/04/15 17h02 e atualizado em 03/04/15 18h04
Por Mariana Tokarnia Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Pontualmente às 16h, cavaleiros romanos devidamente vestidos e montados em cavalos iniciaram a subida ao Morro da Capelinha, em Planaltina, a cerca de 45 quilômetros de Brasília, onde ocorre uma das mais tradicionais vias-sacras do país. Entre os soldados e outros atores, Jesus. Multidão de fiéis acompanhou a procissão. Neste ano, a organização do evento calculou que compareceram 150 mil pessoas. A chuva não desanimou os fiéis. 

Cada um teve uma história e um motivo para participar da encenação da Paixão de Cristo, desde a prisão até a ressurreição de Jesus. O mecânico José Ricardo dos Santos e Maria Luiza dos Santos integram o público cativo. Há 20 anos participam da encenação. "Já conseguimos muitas graças aqui. Neste ano, viemos só agradecer", diz Maria Luiza. 

Em meio à crise financeira no Distrito Federal (DF), esta foi a Via-Sacra escolhida para receber o financiamento do governo. Segundo a organização do evento, foram repassados para o evento R$ 500 mil, valor inferior aos repasses anteriores.

No ano passado, a encenação recebeu R$ 1,4 milhão. Para contornar a falta de verba, foram usados os mesmos cenários e fantasias do ano passado. 

"A novidade que nós temos é a falta de dinheiro, que nos pegou de surpresa. Mas, graças a Deus, o grupo de uniu muito", diz a coordenadora geral da Via-Sacra, Maira Vieira. Segundo ela, o evento contou com1,1 mil atores e mais 300 pessoas na equipe técnica. O grupo contou com a ajuda dos fornecedores, que fizeram preços especiais. "A gente se organizou, fez os ensaios, queremos que dê tudo certo", diz. 

Houve quem viesse de longe: Nazarire Bakolian, veio de Burkina Faso. Ele é missionário da Igreja Católica e, pela primeira vez, está no Brasil. "É importante participar da Via-Sacra, é uma reafirmação de um compromisso que Jesus fez conosco. Vim pedir pela união das famílias", diz. 

Sebastiana dos Santos também tem um pedido especial: saúde para a mãe. Ela veio de Santa Maria da Vitória, Bahia, para visitar a família no DF. Para ela, pedido feito na Sexta-Feira Santa tem mais chance de ser alcançado. "A caminhada toda é uma penitência, já vamos com o pensamento ligado a Deus", diz. E acrescenta: "Temos essa tradição na Bahia, de festejar as vias-sacras. Onde eu estiver, eu procuro uma e gosto de estar presente". 

Os fiéis percorreram 14 estações até o alto do morro da Capelinha. Em cada uma, uma parada para recordar uma passagem da Bíblia, desde a prisão até a morte e ressurreição de Cristo. A Semana Santa, que termina no domingo de Páscoa, é um dos períodos mais importante para os católicos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário