one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Posse de índios no GDF celebra a campanha Abril Indígena

Criado em 19/04/15 12h45 e atualizado em 19/04/15 12h51
Por Paulo Victor Chagas Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A posse simbólica de três índios no governo do Distrito Federal marcou neste domingo a campanha Abril Indígena. Os servidores Álvaro Tukano, Francisco Tabajara e Osvaldo Xucuru foram empossados em secretarias do governo local no início do ano.

Abril Indígena é uma campanha organizada nacionalmente, desde o dia 7 deste mês, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), destinada a promover exposições, palestras, seminários e outros eventos que destaquem o papel indígena na preservação do meio ambiente.

Líderes indígenas que participaram na última semana de mobilização em favor da demarcação das terras dos índios (que antecedeu a campanha Abril Indígena no Distrito Federal), ocorrida de segunda-feira (13) a sexta-feira (17) dessa semana, que reuniu em Brasília cerca de 200 etnias, permaneceram na capital federal para o evento.

A cerimônia de hoje ocorreu no Memorial dos Povos Indígenas. Cerca de cem pessoas, entre representantes indígenas, do governo do DF e turistas participaram do evento. Álvaro Tukano, que assumiu a direção do memorial, disse que o lugar representa o pensamento do povo indígena.

"A responsabilidade é enorme. Em Brasília, estamos colocando o primeiro tijolo para fazer uma grande embaixada dos povos do Brasil. Todo mundo tem embaixada, menos nós", disse Tukano.
Os novos servidores comissionados Tabajara e Xucuru vão trabalhar na secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Para a secretária Marise Nogueira, o ato é um reconhecimento da importância de a comunidade indígena estar presente nas instituições brasileiras.

"É um compromisso que não tem que ser só de uma autoridade, mas sim do nosso país com o povo fundador e os primeiros ocupantes da nossa terra", afirmou a secretária.
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, foi recepcionado na entrada do memorial pelos indígenas e recebeu uma saudação dos povos funi-ôô. Em sua fala, ele disse que o local é um espaço de promoção da cultura tradicional, e prometeu para o próximo Abril Indígena, em 2016, promover um grande encontro dos povos indígenas do Brasil.

Além do plantio de uma árvore buriti e da venda de colares fabricados por índios do Parque Nacional do Xingu, o evento contou também com a apresentação de rituais membros da etnia funi-ôô, de Pernambuco.

A programação do Abril Indígena vai até sexta-feira (24), e terá apresentações culturais, palestras, oficinas e abertura do memorial para visitação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário