one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Prefeito do Rio pede apoio de municípios vizinhos durante as Olimpíadas

Criado em 29/04/15 18h15 e atualizado em 29/04/15 18h27
Por Flávia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve reunido hoje (29) com prefeitos e representantes de cidades da região metropolitana do Rio para apresentar a logística criada para a capital durante os Jogos Olímpicos de 2016. No encontro, Paes pediu a adesão dos municípios na criação de dois feriados já previstos na capital durante o evento (15 e 18 de agosto), concessão de férias de servidores e mudança no calendário escolar do ano que vem, com férias ampliadas de 1º a 28 de agosto.

“A maior parte dos equipamentos olímpicos está próxima de cidades da Baixada Fluminense. Queremos que essas cidades participem desse esforço de logística, mas também queremos envolver mais essas cidades metropolitanas na festa olímpica. Estamos discutindo a possibilidade de haver centros de treinamento em algumas dessas cidades e queremos estender um programa que teremos para essas cidades”, declarou.

Segundo ele, é fundamental para o sucesso do evento o apoio das cidades do entorno, sobretudo, de municípios da Baixada, de São Gonçalo e de Niterói, que já anunciou a colaboração. Segundo Paes, todas as prefeituras presentes demonstraram “simpatia” pela proposta.

A Secretaria Municipal de Transporte prevê redução média de 19% no movimento de carros nas ruas, pela manhã, somente com a ampliação das férias. Os Jogos Olímpicos vão de 5 a 21 de agosto. A cidade espera receber 27 mil jornalistas, 10,9 mil atletas e 143 mil trabalhadores. Os Jogos Paralímpicos ocorrerão entre 7 e 18 de setembro e devem contar com 10 mil jornalistas, 4,3 mil atletas e 82 mil trabalhadores.

Paes solicitou à Câmara de Vereadores autorização para a possibilidade de decretar rodízio de carros e mais feriados durante as Olimpíadas, como medida emergencial. A prefeitura também está negociando com empresas para que durante as competições tomem medidas para diminuir o deslocamento de veículos, como trabalho em casa, rodízio de funcionários, férias coletivas e uso de bicicletas.

Em conversa com jornalistas, depois da reunião, o prefeito classificou de exageradas as críticas sobre a poluição da Baía de Guanabara e a defesa da mudança das competições de vela para outro local. “Nas raias existe balneabilidade, há muito que ser feito, mas nas raias não teremos problema. Não é o ideal para as cidades, mas para as Olimpíadas já fizemos um evento teste de vela no ano passado e não houve problema nenhum. Temos que cobrar melhoras na baía, não para as Olimpíadas, mas, como cariocas e fluminenses, por ser importante para todos nós”, completou.

Devido às preocupações com a balneabilidade da baía para os jogos, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados anunciou uma audiência pública para abordar o tema.

Em janeiro, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, descartou a possibilidade de atingir a meta de redução de 80% no lançamento de esgoto na Baía de Guanabara até os Jogos Olímpicos de 2016.

Já o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, afirmou no fim de março que a Baía de Guanabara seria entregue com as águas tratadas até os Jogos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário