one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Prevenção é a base para se evitar câncer de pele, diz dermatologista

Criado em 07/04/15 17h20 e atualizado em 07/04/15 17h20
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) calcula que dos cerca de 580 mil novos casos de câncer estimados para este ano, no Brasil, o câncer de pele do tipo não melanoma será o de maior incidência, com mais de 180 mil casos. Esse é também o tipo de câncer mais frequente em todo o mundo, disse o coordenador da campanha nacional de combate ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Emerson Vasconcelos de Andrade Lima. Amanhã (8) se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Segundo ele, “a pele está exposta ao sol, e este é o principal fator determinante do desenvolvimento do câncer de pele, principalmente do carcinoma basocelular”. Outros tipos de câncer de pele são o carcinoma espinocelular e o melanoma maligno. Para o especialista da SBD, a melhor maneira de evitar o câncer de pele é prevenir. “Prevenção é a base”. A postura recomendada é fotoprotetora. Além de utilizar filtros solares, as pessoas devem evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência de radiação ultravioleta B e A, e a SBD sugere também medidas de fotoproteção física, que incluem bonés, chapéus e óculos de sol.

O dermatologista diz que o uso de filtro solar é obrigatório em crianças a partir de seis meses de idade, e deve ser reaplicado, independentemente da estação do ano e do tipo de pele. Ele descartou a ideia de que pessoas mais morenas, em função da presença de melanina, estariam protegidas de ter câncer de pele. “Não é isso que a gente observa”, ressaltou, embora admita que os indivíduos mais morenos têm menor chance de se queimar, de o bronzeamento provocar bolhas. Mas, mesmo assim, há necessidade de utilização do filtro solar, qualquer que seja a cor da pele, acrescentou.

O indivíduo branco tem tendência maior a desenvolver câncer de pele, porque não tem melanina – pigmento da pele funciona como barreira, reduzindo a incidência da radiação solar. Andrade Lima salientou, entretanto, que o efeito é somatório. “Independente[mente] de ser branco, moreno ou negro, você tem a chance de desenvolver câncer de pele. O passar dos anos é que vai determinar isso”. Como a taxa de longevidade é alta, atualmente, aumentam também as probabilidades de câncer de pele, “porque esse efeito é somatório”, insistiu.

Atividades esportivas, banhos de piscina, ida a praias ou feiras livres, ou mesmo a ida ao trabalho, no dia a dia, ao sol, tornam a pessoa exposta à radiação ultravioleta. “E esse efeito somatório, durante anos, favorece o desencadeamento. A gente tem visto o aparecimento de câncer de pele mais precoce do que antigamente”, destacou.

Andrade Lima advertiu que a camada de ozônio, em função da emissão de gases poluentes e das mudanças climáticas, está cada vez mais tênue, facilitando a incidência crescente de radiação ultravioleta nas pessoas. Como os indivíduos continuam a se expor ao sol de maneira extrema, o receio é que a taxa desse tipo de tumor continue a aumentar. Segundo a SBD, o aparecimento de pintas escuras ou manchas na pele, assim como lesões que não cicatrizam, podem ser sinal de melanoma maligno e devem levar a pessoa a procurar um dermatologista.

O carcinoma basocelular, mais comum e com relação mais estreita com a radiação ultravioleta, se apresenta em geral sob a forma de caroços que sangram com facilidade e aparecem em áreas expostas, como a face, dorso, tórax, braços, pernas, couro cabeludo, lábios, orelhas dos homens. Essas lesões, quando identificadas, devem ser removidas o mais precocemente possível.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário