one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto leva atendimento odontológico gratuito a jovens do Rio de Janeiro

Criado em 28/04/15 14h56
Por Da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Jovens com idade entre 11 e 17 anos estão sendo atendidos por dentistas voluntários até o fim da tarde de hoje (28), durante ação promovida pelo programa Dentista do Bem, em comemoração ao Dia Mundial do Sorriso. O objetivo da iniciativa é fazer uma triagem e verificar a condição da saúde bucal do paciente para encaminhar esse jovem ao tratamento odontológico gratuito, até que ele complete 18 anos. A expectativa da organização é que mais de 60 mil jovens sejam atendidos durante a ação que ocorre simultaneamente em cerca de 300 municípios do Brasil e em outros 10 países da América Latina, além de Portugal.

De acordo com o coordenador do Dentista do Bem, Saulo Nixon de Souza, o projeto busca identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico para oferecer atendimento gratuito com um dos 15 mil dentistas voluntários. "Hoje nós estamos fazendo a seleção desses jovens carentes. Esse tratamento é oferecido no consultório particular de cada dentista voluntário, então ele vai ter o mesmo atendimento, o mesmo tratamento e o mesmo material que recebem os pacientes particulares desse dentista, porém sem ônus para a família. Esse dentista voluntário vai ficar próximo à região onde mora a criança, então ela não vai precisar se deslocar tanto", contou Souza.

O jovem precisa estar acompanhado de um responsável e levar carteira de identidade, comprovante de residência e de matrícula em escola pública para participar da triagem. Durante o atendimento, o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Caso a criança não precise de atendimento, os dentistas orientam os pais com algumas ações educativas que possam ajudar a resolver algum problema que a criança tenha.

A diarista Ana Lúcia Chagas, 39 anos, contou que espera conseguir o tratamento para seu filho Marcos Vinícius, de 11 anos. "Hoje em dia está tão difícil um atendimento público e quando a gente vê essas coisas de graça a gente fica um pouco cabreira, mas não custa nada tentar. Eu trouxe ele para buscar um atendimento porque eu já levei ele no dentistas e o orçamento era R$ 1 mil e não tem a menor condição. Faltei trabalho e ele faltou a escola para tentar aqui e se ele conseguir o tratamento é de graça até os 18 anos, então seria bom", disse Ana Lúcia.

Para o coordenador regional do Rio de Janeiro da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Turma do Bem, do projeto Dentista do Bem, Eduardo Picanço, a maioria das crianças que participam do atendimento precisam de algum tipo de cuidado. Ele conta que muitas não realizam a higiene bucal corretamente, mas lembra que é possível reverter esse quadro com o trabalho prestado pelos dentistas voluntários.

"A maioria precisa e precisa muito do atendimento. A gente não faz só o atendimento, mas a partir do momento em que eles entram para ser atendidos com o dentista, existe um processo de educação deles. Hoje você vê a maioria com controle de placa muito deficiente, o índice de higiene muito deficiente e quando eles conseguem entrar no projeto, a gente percebe que eles ficam mais estimulados de melhorar a limpeza", explicou Picanço.

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário