one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cientistas realizam procedimento com células-tronco

Imagem:

Compartilhar:

Rio: centro de armazenamento de células-tronco vai atender famílias pobres

Criado em 14/04/15 19h54 e atualizado em 14/04/15 20h00
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O maior centro de armazenamento de amostras biológicas e de manipulação de células da América Latina, localizado no Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro (Bio-Rio), na Ilha do Fundão, foi reinaugurado hoje (14) após obras de ampliação. O laboratório da empresa Cryopraxis, que atua na pesquisa e armazenamento de células do cordão umbilical, a partir de agora será capaz de reservar 10% das amostras de células disponíveis em seu banco de sangue para famílias pobres.

O investimento de R$ 5 milhões, em recursos da própria Cryopraxis, proporcionou um aumento de 40% na área instalada do laboratório e dobrou a capacidade de armazenamento, chegando a 80 mil amostras de sangue coletadas em todo o país. O laboratório trabalha armazenando as células de doadores, com histórico de doenças genéticas como a leucemia, e recolhidas no momento do parto para que no futuro, caso a doença se manifeste, a pessoa possa ser tratada com suas próprias células.

"Se uma criança desenvolver uma leucemia, e houver a necessidade de um transplante de medula óssea, ela faz a requisição desse sangue que já está pronto para ser utilizado. Não há a necessidade de procurar em um banco público, que devido a grande miscigenação, a chance de encontrar um material compatível, é de 1 para 100 mil. Com a célula da própria pessoa, a compatibilidade é de 100%, facilitando e agilizando o tratamento", explicou a diretora técnica da Cryopraxis, Janaína Machado. 

O crescimento do laboratório acarretou o surgimento do chamado “armazenamento social”. A partir de maio de 2015, famílias pobres com histórico genético de leucemia do Rio de Janeiro e de São Paulo terão acesso gratuito ao armazenamento de células-tronco do sangue de cordão umbilical para uso particular.

De acordo com Eduardo Cruz, presidente da Cryopraxis, a iniciativa faz parte de uma decisão da empresa de estender o serviço para quem pode precisar e não tem condições de pagar. “Vamos receber e analisar as solicitações de gestantes que comprovem o histórico genético na família. No Rio de Janeiro, o Instituto de Pediatria da  UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro],  uma das instituições mais respeitadas quando se trata da promoção da saúde e o bem-estar da criança e do adolescente, vai contribuir na identificação e encaminhamento de casos com potencial de uso”, disse. 

Presente à cerimônia de inauguração, o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, destacou a importância do investimento. "Temos dado todos os incentivos para pesquisa e desenvolvimento na Ilha do Fundão, como a redução de impostos para importação de equipamentos. Nessa parceria específica, na área de biotecnologia, estamos destinando 10% do incentivo para as pesquisas de células-tronco com famílias carentes, por meio do Rio Solidário”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário