one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulheres no mercado de trabalho

Imagem:

Compartilhar:

Seminário debate importância de empresas terem mulheres em altos cargos

Criado em 07/04/15 21h46 e atualizado em 07/04/15 22h02
Por Aline Leal Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A organização Women in Leadership in Latin America (Will) fez hoje (7) seu primeiro debate sobre equidade de gênero do ano, e convidou homens para o debate sobre a presença das mulheres em cargos de liderança  nas empresas. Segundo a presidente da organização, Silvia Fazio, o debate pretende mostrar que empresas com liderança equilibrada entre mulheres e homens são mais produtivas.

A ministra de Políticas para a Mulher, Eleonora Menicucci, abre debate organizado pela Women in Leadership in Latin America, sobre liderança feminina na carreira das mulheres da América Latina (José Cruz/Agência Brasil)

Ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci fala sobre a presença da mulher nas empresas    José Cruz/Agência Brasi

Convidando os Homens para o Debate: a Presença Feminina Gera Lucros foi o título do seminário, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, na abertura do evento convidou todos os homens a lutarem pela igualdade de gênero e a se negarem a regredir nas conquistas feministas.

“À questão do patriarcado se misturam os valores culturais, os valores éticos que desqualificam a ética da competência, a ética da capacidade, da sabedoria, da qualificação profissional. Nós mulheres somos mais qualificadas que os homens na educação formal e não ganhamos igual a eles. Não ocupamos os mesmos espaços nem no Poder Público e nem tampouco no mundo do trabalho”, frisou ela.

Eleonora ainda ressaltou que a mulher também sofre preconceito com os valores culturais da estética, que as obrigam a seguir um padrão. ”Nós temos que ter direito de sermos como quisermos ou como o nosso corpo pede”, defendeu a ministra.

Segundo a Will, apenas 6% dos postos em conselhos de administração das empresas brasileiras são ocupados por mulheres. Além disso, elas ainda ganham 28% menos que os homens.

“É importante um debate como esse para informar à mulher dessa situação, e também para informar o homem”, disse Sílvia. Para ela, questões culturais estão entre os principais motivos para esta disparidade. “São fatores históricos, culturais, a mulher se boicota em alguns casos, acaba se conformando com a situação de não promoção, de não aumento de salário. São fatores culturais fortes. A gente não pode entrar nas casas das pessoas para tentar mudar a educação, mas podemos entrar nas faculdades, fazer eventos como esse, entre outros projetos”, avaliou a executiva.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário