one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

SP: com quase dois meses, projeto teve mil audiências de custódia

Criado em 20/04/15 10h27
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Mais de mil audiências de custódia foram feitas na capital paulista desde que começou a funcionar, em 24 de fevereiro, o projeto que prevê a apresentação de presos ao juiz no prazo máximo de 24 horas após a detenção em flagrante. O magistrado decide pela manutenção da prisão, a liberdade provisória ou a aplicação de medidas alternativas ao cárcere, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.

A medida, inédita no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Justiça e o governo estadual. A iniciativa tem o objetivo de diminuir a superlotação carcerária, além de permitir a avaliação imediata de ocorrências de tortura ou de maus-tratos.

Do total de audiências, 571 presos tiveram o flagrante convertido em prisão preventiva e 439 foram liberados, dos quais 115 mediante fiança, 304 sem o pagamento e 20 tiveram o flagrante relaxado. O projeto teve início com presos da 1ª e 2ª delegacias seccionais de polícia, que abrangem as regiões centro e sul da capital paulista. Um mês depois, foram incorporadas a 3ª e a 4ª seccionais, referentes às regiões norte e oeste.

Dados do CNJ mostram que mais de 700 mil pessoas estão presas no Brasil, incluindo aquelas em prisão domiciliar. O número de vagas para encarcerados é quase 358 mil, representando um déficit de aproximadamente metade das vagas. O país ocupa a terceira colocação em relação à prisão provisória, com índice de 32% em relação ao total de presos, ficando atrás somente da Argentina (50,3%) e do México (42,6%).

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário