one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Policiais militares do Rio reforçarão segurança em 37 UPPs a partir de sexta-feira (24) para dar mais segurança nas eleições de domingo

Imagem:

Compartilhar:

Beltrame diz que polícia seguirá em morros do Rio por tempo indeterminado

Criado em 12/05/15 17h17 e atualizado em 12/05/15 17h29
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O policiamento reforçado no Morro da Coroa, no Catumbi, área central do Rio, que será por tempo indeterminado, não impediu um novo tiroteio na manhã de hoje (12) no vizinho Morro de São Carlos, no Estácio. Segundo a Polícia Militar (PM), um agente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi atingido, sem gravidade, na perna por um tiro disparado por traficantes em uma localidade conhecida como "100 metrinhos". 

O reforço do policiamento começou na sexta-feira (8), após a guerra entre traficantes que deixou seis mortos e cinco feridos no fim de semana. De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a polícia ocupará indeterminadamente as comunidades pacificadas dos morros da Fallet, Mineira e Coroa. 

O secretário de Segurança Pública do RJ, José Mariano Beltrame, fala durante sessão especial promovida pela Frente Parlamentar da Segurança Pública para debater os problemas da área (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O secretário de Segurança Pública do RJ, José Mariano Beltrame, fala durante sessão especial promovida pela Frente Parlamentar da Segurança Pública para debater os problemas da área (Marcelo Camargo/Agência Brasil)Marcelo Camargo/Agência Brasil

Beltrame participou hoje da cerimônia de premiação do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Segurança, no Teatro João Caetano, centro do Rio. Seis mil policiais militares e civis foram contemplados com bonificações. O valor pago pelo governo do estado aos policiais que cumpriram metas de redução da criminalidade em suas áreas de atuação alcançou R$ 60 milhões.

O secretário informou que a tentativa de invasão dos morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro foi liderada pelo traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, conhecido como Fú da Mineira, condenado pela justiça a 90 anos de prisão. Para o secretário, o problema não deve ficar limitado às ações policiais. Segundo ele, a polícia segue "enxugando gelo", porque prende e, depois de condenada, a pessoa é solta e a polícia tem de prender novamente.

"A polícia tem de prender de novo, como agora com o Fú da Mineira. Ele conseguiu um recurso para ir em casa, mesmo com 90 anos de  condenação. Com 90 anos de  condenação e com a idade dele, eu também não voltaria. Acho que isso é um absurdo. É, no mínimo, uma falta de sensibilidade o que ocasionou a guerra entre comunidades no Rio de Janeiro. A polícia terá de fazer esse retrabalho novamente", disse o secretário.

Beltrame explicou que a polícia conseguiu antecipar e neutralizar muitas ações criminosas, como a que ocorreu meses atrás nas comunidades da Mangueira, Lins, Covanca, e Camarista Méier, na zona norte da cidade. "Não conseguimos na ação liderada pelo Fú da Mineira." O secretário adiantou que a Corregedoria da Secretaria de Segurança está apurando possíveis irregularidades ou conivências de policiais da UPP do Morro da Coroa ou de outras áreas com unidades de Polícia Pacificadora.

"Por enquanto, não temos informações confirmando essa possibilidade. Naquela madrugada, a polícia não entrou no Morro da Coroa, mas fez um cerco. Ela não entrou exatamente para não trocar tiro à noite, porque não sabia efetivamente onde essas pessoas estavam. Temos de trabalhar com a política de redução de danos. Não adianta entrar lá de madrugada dando tiro em algo que você nem tem visibilidade. Então, a polícia cercou a área e no outro dia de manhã fez a varredura", explicou Beltrame.

"Quanto mais insistirem em agir dessa forma, atirar em policiais, matar pessoas, atirar em pessoas civis como nessa grávida [baleada sexta-feira no Morro da Coroa], mais legitimam nossa presença lá dentro. Não estamos para atirar, mas para manter a UPP, que tem resultados muito bons. É isso que vamos fazer", reafirmou Beltrame.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário