one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo sanciona lei que amplia o Plano Brasil Maior

Imagem:

Compartilhar:

Berzoini defende desoneração tributária para setor de telecomunicações

Criado em 12/05/15 13h30 e atualizado em 12/05/15 14h20
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, defendeu desonerações tributárias para o setor de telecomunicações, a fim de dar acesso cada vez maior da população a esse tipo de serviço. Considerando a necessidade de investimentos nesse setor e o potencial desta e de outras ferramentas para a inclusão social no país, o ministro defendeu também a atualização da legislação que trata da radiodifusão, de forma a facilitar financiamentos tanto para rádios de menor porte, em especial as comunitárias, quanto para as mídias públicas.

“Achamos importante desenvolver novos mecanismos de financiamento para tevês educativas, comunitárias e de caráter público, que são aquelas que podem agregar democracia a um processo de comunicação que é importante para todo o país”, disse o ministro, após participar de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Berzoini defendeu também a desburocratização de processos relativos à radiodifusão.

“Em relação à desburocratização, teremos dentro de alguns meses projetos de lei [prevendo mecanismos] para reduzir a morosidade da tramitação dos processos no ministério e também no Congresso Nacional”.Ele destacou que, para atingir esse objetivo, é fundamental o protagonismo do Legislativo nas discussões sobre a regulamentação das comunicações. “Isso será feito por meio de um debate democrático no qual o Poder Executivo não apresenta à priori uma proposta, mas o tema para debate, que é o marco regulatório das comunicações no Brasil”, acrescentou.

“Temos várias questões importantes para serem discutidas com o Congresso Nacional, tanto na questão dos incentivos para a implementação de banda larga – processo de desoneração tributária para incentivar os investimentos do setor privado – como também no debate sobre a importância de termos uma legislação atualizada sobre radiodifusão”, completou.

O ministro voltou a defender a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo cobrado no âmbito estadual, incidente sobre telecomunicações. Ele disse não ter “ilusão” de que vá haver um tratamento específico para o setor de telecomunicações, uma vez que todos estados sabem da importância desse setor para a própria arrecadação.

“Acredito que precisamos enfrentar o problema da reforma tributária para a economia como um todo, especialmente no setor de telecomunicações. Isso significa não ter mais o ICMS como principal imposto de financiamento dos estados, já que é um imposto regressivo. Ele tributa mais os mais pobres e menos os mais ricos, provocando grave prejuízo para a economia produtiva", argumentou o ministro.

Segundo Berzoini, em alguns estados o ICMS aumenta em mais de 40% a conta paga pelos serviços de telecomunicações. “É por isso que no Brasil alguns produtos e serviços são mais caros do que em outros países”.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário