one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Campanha sobre o fim da transmissão analógica de TV começa hoje em São Paulo

Criado em 21/05/15 13h00 e atualizado em 21/05/15 16h21
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

televisão

Campanha foi determinada pelo Ministério das Comunicações às concessionárias de canais de televisãoValter Campanato/Agência Brasil

Moradores da cidade de São Paulo e de 27 municípios que ainda assistem as programações de TV aberta pelo sistema analógico começam hoje (21) a ser alertados sobre o fim desse tipo de transmissão a partir de 15 de maio de 2016.

A campanha é obrigatória para os radiodifusores e foi estabelecida em portaria do Ministério das Comunicações. O objetivo é preparar a população para as recepções pelo formato digital , que tem melhor qualidade de imagem e som, além de outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em alguns períodos os telespectadores verão em sua tela a letra A, símbolo da televisão analógica , que depois ganhará as demais letras formando a palavra Analógico. Uma tarja exibida logo abaixo, informará sobre a necessidade de se adaptar um conversor de TV digital aos aparelhos antigos para continuar assistindo as programações.

O aviso indicará também a opção de troca do aparelho por uma TV digital, lembrando que pode ser necessário o uso de uma antena apropriada, preferencialmente externa. Os alertas deverão ser mais frequentes à medida em que for se aproximando o término da trasmissão analógica.

A Anatel lembra que a maioria dos modelos mais novos de TV, de tela fina (plasma, LCD e LED, por exemplo), já é entregue ao consumidor com um conversor digital integrado. “Mas é recomendável consultar o manual do produto para ter certeza”, alerta o órgão.

Maiores informações poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.vocenatvdigital.com.br ou pelo número de telefone 147. As ligações são gratuitas. Em ambos os casos, o atendimento será feito por funcionários da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD).

Brasil atinge 273 milhões de celulares

Com o fim das transmissões analógicas, empresas utilizarão a faixa de 700 megahertz para aumentar a capacidade de atendimento aos usuários de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE)Valter Campanato/Agência Brasil

A entidade, formada por empresas de telecomunicações, é responsável pelo auxílio aos consumidores sobre as providências que devem ser adotadas para permitir que continuem assistindo a TV aberta em seu formato digital. Com o fim das transmissões pelo formato analógico, essas empresas utilizarão a faixa de radiofrequência (700 megahertz) para aumentar a capacidade de atendimento aos usuários dos serviços de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE), no Brasil. Desde 2013, esses serviços ocorrem por meio da radiofrequência de 2,5 gigahertz.

O desligamento do sinal analógico da TV aberta acabará, gradualmente, em 2018. No próximo ano, o cronograma inclui o Distrito Federal e cidades próxima, em abril; as regiões metropolitanas de São Paulo, em maio; Belo Horizonte, em junho; Goiânia, em agosto, e Rio de Janeiro, em novembro. A campanha já está em andamento em Rio Verde (GO) e na região do Distrito Federal.

A operação para implantar o novo sistema, bem como o 4G LTE é coordenada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que é presidido por um conselheiro diretor da Anatel, com a participação do Ministério das Comunicações e das empresas de telecomunicações envolvidas.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário