one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Idosos caminhando

Imagem:

Compartilhar:

Desaposentadoria: entenda as vantagens e desvantagens

Criado em 26/05/15 10h08 e atualizado em 26/05/15 11h51
Por Artemisa Azevedo Fonte:Rádios EBC

A chamada “desaposentadoria”, ou “desaposentação”, é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque nos poderes Judiciário e Legislativo do país. O direito é pleiteado por centenas de milhares de aposentados e tem custos estimados em dezenas de bilhões de reais pelo governo.

Para falar sobre o assunto, o programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, conversou com advogado especializado em Previdência Tiago Beck Kidrick, que falou aos ouvintes sobre as vantagens e desvantagens do benefício.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Desaposentadoria: entenda as vantagens e desvantagens do benefício

Tiago Beck explicou que a desaposentadoria é uma troca de benefícios, que só vale para aposentados que continuam trabalhando e contribuindo. Eles se desaposentam e incluem na nova aposentadoria tudo o que contribuem enquanto ainda estão trabalhando.

Por outro lado, o advogado alertou que nem sempre a desaposentadoria é vantajosa. Se a pessoa se aposentou e voltou a trabalhar com um salário bem menor, no caso de troca de benefícios, a nova aposentadoria pode diminuir de valor. Logo, segundo ele, o ideal é sempre fazer os cálculos para saber se vale mesmo à pena.

Outra orientação de Tiago Beck Kidrick é procurar um advogado especializado no assunto, um advogado previdencialista. De acordo com ele, é necessário tirar todas as dúvidas, entre elas, uma preocupação que ronda todos os aposentados que pretendem se desaposentar, que é saber se na hora da desaposentadoria eles têm que devolver todo o dinheiro que já receberam como aposentados.

A resposta do advogado especialista é negativa. Segundo Tiago Beck, Já foi decidido pela justiça que a aposentadoria é considerada uma verba para alimentação e, por isso, não pode ser devolvida.

Porém, ele lembra que a desaposentadoria ainda não foi aprovada. Mesmo assim, quem pretende se desaposentar já pode entrar com uma ação na justiça, porque não se recebe os atrasados. Só contam os valores a partir do momento em que se deu entrada na ação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário