one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pnad Contínua mostra taxa de desemprego estável no terceiro trimestre

Imagem:

Compartilhar:

Dia do Trabalhador: CLT completa 72 anos

Criado em 01/05/15 15h04 e atualizado em 01/05/15 15h23
Por Priscila Rangel Fonte:Radioagência Nacional

Diversos países celebram as lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história no 1º de maio. No Brasil, além de ser feriado nacional, o dia do trabalho marca o aniversário da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas – que completa 72 anos.

No início do século XX, a classe trabalhadora no Brasil passou a reivindicar a regulamentação do trabalho e da jornada. Esses movimentos influenciaram o então presidente Getúlio Vargas a sancionar a CLT, em 1943, unificando toda a legislação trabalhista existente no país.

O documento tem 922 artigos e garante uma série de direitos aos trabalhadores, entre eles, ter a carteira de trabalho assinada, receber vale-transporte e décimo terceiro salário, usufruir de licença maternidade e 30 dias de férias.

O sergipano Alessandro Francisco dos Santos, de 37 anos, saiu do interior há quase vinte anos, rumo a capital, com um sonho: ter uma vida profissional. Apesar das dificuldades, Alessandro Francisco conseguiu o primeiro emprego e transformou a experiência ruim em uma oportunidade para a vida. Ele criou a Associação dos Desempregados de Sergipe.

De acordo com o presidente da Associação dos Advogados trabalhistas do Distrito Federal, Carlúcio Coelho, a CLT é responsável por avanços consideráveis. Por outro lado, Coelho acredita que o documento poderia ser melhorado no que diz respeito à tributação de impostos para os empresários.

Em1941, dois anos antes de sancionar a CLT, Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho para resolver problemas ligados às relações trabalhistas. Inicialmente ela foi mantida na esfera administrativa, mas hoje integra o Poder Judiciário.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário