one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo declara situação de emergência em municípios de Goiás e Rio de Janeiro

Criado em 04/05/15 13h21
Por Pedro Peduzzi Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) declarou situação de emergência nos municípios de Novo Gama, em Goiás, e de Valença, no Rio de Janeiro, afetados por erosões e tempestades, respectivamente.

O reconhecimento das situações de emergência foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (4). No caso do Novo Gama, o problema é a formação e o crescimento de boçorocas (erosões de grandes proporções) em bairros do município. O fenômeno já vem ocorrendo há anos, destruindo e colocando em risco residências da região, além de tubulações subterrâneas.

Em Valença, a situação de emergência foi declarada em decorrência das chuvas de granizo que atingiram o município em fevereiro, causando prejuízo a moradores dos bairros de São Francisco, Estrada da Concórdia, Loteamento Santa Elena e Morro do Querosene, entre outros.

Ao declarar situação de emergência nesses municípios, a Sedec facilita a obtenção de recursos para as ações de socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, bem como para a solicitação de recursos destinados à reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para se habilitar, o município precisa apresentar ao governo federal um plano detalhado de resposta, indicando a necessidade para o repasse. De acordo com o Ministério da Integração Social, é importante que o município requisite o cartão de pagamento de defesa civil, para que os repasses sejam feitos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário