one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Rio intensifica ações para atingir meta de vacinação contra gripe

Criado em 23/05/15 10h36 e atualizado em 23/05/15 11h28
Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) pretende intensificar as ações para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar contra a gripe 80% do público-alvo da campanha de vacinação. Inicialmente, o prazo para receber a vacina terminaria ontem (22), mas foi prorrogado até o dia 5 de junho. No estado, 35% do público-alvo foram imunizados.

Devem ser imunizadas as pessoas com 60 anos ou mais, assim como as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, indígenas, gestantes, mulheres no período de 45 dias após o parto, população carcerária, profissionais de saúde, profissionais que atuam no sistema prisional e doentes crônicos, o que corresponde a 4,1 milhões de pessoas no estado.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, lembra que em 2014 a situação estava parecida com a atual, mas a meta foi ultrapassada, chegando a 83,98% de cobertura. “No ano passado foi prorrogado o prazo duas vezes porque também não se atingiu a meta. O cenário de agora é muito semelhante ao que foi visto no ano anterior. Vamos agora traçar estratégias junto com os municípios, incentivando a utilização de postos volantes de vacinação em serviços, em asilos, para que a gente faça também ações que permitam ampliar essa cobertura.”

Chieppe ressalta que a vacina é atualizada todos os anos e protege contra os principais vírus que estão em circulação no mundo. A imunização é feita com vírus morto e é segura e eficaz contra gripe, mas não protege contra resfriados comuns.

“É um desafio que o país todo tem hoje, de alcançar metas de vacinação para uma doença que já tem a sua vacina disponível há muito tempo e vem diminuindo ao longo dos últimos anos o número de casos graves e de óbitos pela doença, muito em função dessa vacinação que tem sido feita. Já estamos chegando ao período de maior transmissão de gripe, que é o período de inverno, quando a temperatura começa a cair, e a estratégia da campanha é proteger a população para esse período de maior risco de transmissão.”

A professora universitária Renata Gonçalves ainda não levou a bebê de 8 meses para vacinar, mas pretende procurar um posto de saúde na próxima semana. “Ainda não levei porque estava esperando dar o dia das outras vacinas do calendário, para tomar tudo junto”. O grupo de crianças de 6 meses a 5 anos de idade está com cobertura de 30%.

“Todos os anos eu levei o meu filho mais velho, que agora está com 5 anos. Eu acho importante, tem dado certo, teve vezes que ele tomou a vacina e ficou resfriado, mas foi contornável, recuperou-se rápido. Não sei avaliar se ele não tivesse tomado se a gripe teria sido mais intensa. Eu acho que vale a pena sim”, diz.

Em todo o estado, 1,5 mil postos de saúde nos 92 municípios disponibilizam a vacina, que este ano imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A H1N1, A H3N2 e Influenza B.

A região que está com a cobertura mais baixa é a do Médio Paraíba, formada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, onde menos de 27% do público-alvo se vacinaram.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário