one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo federal recebeu em média 235 pedidos de informação por dia

Criado em 15/05/15 10h57 e atualizado em 15/05/15 14h23
Por Ivan Richard Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O governo federal recebeu mais de 270 mil solicitações em três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI). De acordo com balanço divulgado hoje (15) pela Controladoria-Geral da União (CGU), no período foram feitos, em média, 235 pedidos por dia, principalmente sobre temas relacionados a finanças (12,29%), administração pública (11,36%) e previdência social (6,84%).

No período, um único solicitante chegou a fazer 1.385 pedidos para os órgãos do governo federal. Segundo a CGU, pelo menos 98% dessas solicitações foram respondidas no período de 14 dias após as aberturas dos pedidos. Em vigor desde 16 de maio de 2012, a lei prevê que os órgãos públicos federal, estaduais e municipais têm até 20 dias para responder as demandas feitas pela sociedade.

Dos pedidos que não foram atendidos, as principais justificativas dadas pelas autoridades estão relacionadas a dados pessoais, informações sigilosas e incompreensão dos pedidos.

A maioria das pessoas que solicitaram informações ao governo federal foram homens (54,78%) e ao menos 35% deles têm ensino superior. Com 25,5% dos pedidos, São Paulo foi o estado que mais recebeu pedidos, seguido pelo Rio de Janeiro (13,4%) e por Minas Gerais (10,02%).

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário