one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Lançada nova versão do Cidadão 10, portal que estimula ações de cidadania

Criado em 27/05/15 18h37 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Alana Gandra Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Está disponível na internet a nova versão da plataforma digital Cidadão 10, que utiliza as redes sociais para estimular e divulgar boas ações de cidadania no país. A plataforma é programada por alunos de ciência da computação e design do Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-RJ). O Portal Cidadão 10 foi criado por ex-alunos da universidade como um teste para sentir a resposta da população a projetos de cidadania e desde 2013 recebeu vários prêmios entre as melhores soluções inovadoras para os problemas do Rio de Janeiro.

O evento Rolezinho no Hemorio, convoca pelas redes sociais a população a doar 450 litros de sangue, como parte das atividades de comemoração aos 450 anos da cidade.(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O evento Rolezinho no Hemorio foi uma das ações já desenvolvidas pelo Cidadão 10 Fernando Frazão

O coordenador do projeto no LES/PUC-RJ, o designer de produtos Frederico Tannenbaum, informou hoje (27) que a segunda versão corrigiu erros e melhorou a qualidade e programação do portal, que passa agora a ser em formato de rede social, o que permitirá que haja uma maior interação entre os usuários. A nova versão pode ser acessada em dispositivos móveis e em computador e permite ao usuário receber notificações de eventos de acordo com o seu perfil. Há uma fanpage no Facebook, mas a ferramenta principal do portal é a página cidadao10.com.br.

A diferença do Cidadão 10 é que essa é uma rede social para pessoas interessadas em cidadania, segundo informou Tannenbaum. No portal, as pessoas podem se conhecer, mostrar seus projetos e juntar esforços “para fazer algo maior; unir esforços em torno de um mesmo objetivo”. O coordenador do Cidadão 10, o economista Ariel Kozlowski, informou que a plataforma lista oito categorias de projetos: educação, saúde, meio ambiente, cultura, lazer, mobilidade, segurança e trocas e doações.

“Quando você se cadastra como usuário, diz quais são seus interesses. À medida que vai avançando o cadastro, a pessoa relata suas habilidades e diz como pode ajudar. A gente vai criando um banco de dados de pessoas e ações voluntárias e vai unindo pessoas com ações”, diz Kozlowski. Usuários de qualquer lugar do Brasil podem se cadastrar no Portal Cidadão 10.

Frederico Tannenbaum disse que o projeto começa a ultrapassar as fronteiras do Rio de Janeiro. No próximo dia 13 de setembro, em parceria com a Satrápia, agência de benfeitorias para cidades, o Cidadão 10 fará o Festival de Amor e Cidadania (Faça) no Brasil inteiro, com foco em cinco capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre). O portal terá equipes em todas essas cidades para fazer a interação com as prefeituras em relação às propostas que ocorrerão durante o festival. “O Brasil inteiro pode usar a plataforma, que funciona por meio de eventos”, destacou Tannenbaum.

Entre as ações já desenvolvidas pelo Cidadão 10 está o Rolezinho no Hemorio, organizado no dia 31 de janeiro do ano passado, às vésperas do carnaval carioca, época em que os bancos de sangue demandam muitas doações. O resultado foi considerado excelente: mais de 200 pessoas foram mobilizadas pela ação e doaram sangue para o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio). O conceito do Cidadão 10 é que em vez de apenas reclamar, o cidadão deve fazer algo pelo seu espaço e mobilizar outras pessoas a também desenvolverem ações em prol de terceiros.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário