one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Medição mostra que Estado do Rio só tem 30,7% de Mata Atlântica

Criado em 14/05/15 14h12 e atualizado em 14/05/15 14h10
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A medição da cobertura remanescente de Mata Atlântica feita pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passou a contabilizar áreas ainda menores de vegetação, o que aumentou para 30,7% a área remanescente em relação à cobertura original.

Antes, apenas áreas maiores que três hectares eram contadas e, com o acesso a imagens de satélite de menor resolução, os técnicos passaram a levar em conta áreas a partir de um hectare no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento divulgado hoje, o estado do Rio possui 18,6% de sua área coberta por remanescentes florestais, 1,2% preenchido por restingas e 0,3% por mangues. Com o aumento da precisão dos dados, foi possível acrescentar a essas áreas cerca de 10% classificados como vegetação natural e 0,6% de formações naturais não florestais, que incluem refúgios naturais, vegetação de várzea, campos de altitude e dunas. O maior detalhamento na medição, na visão da diretora executiva e gestão do conhecimento, Márcia Hirota, permite um melhor planejamento do manejo florestal:

"É importante para a gente ver como está a situação dessas áreas e como é a interligação delas com outras que estão mais preservadas. É possível ver também as áreas que estão alteradas, mas ainda assim são importantes num contexto regional para a ligação de corredores de mata. Esse olhar, digamos, mais preciso, é justamente para contribuir para esse planejamento da Mata Atlântica".

A área total que foi incluída no mapeamento soma 435.530 hectares, elevando o total da área de mata atlântica no estado para 1,3 milhão de hectares. Na capital, o percentual de área preservada é de 29,7%, ou cerca de 34 mil hectares.

Quando começou, em 1990, o levantamento considerava apenas áreas com mais de 40 hectares, limite que foi sendo reduzido pelos aprimoramentos técnicos para 25 hectares, 10 hectares, cinco hectares e 3 hectares com o passar dos anos.

De acordo com o estudo, o estado do Rio de Janeiro possui ainda 14,3% de seu território coberto por áreas de floresta maiores que 100 hectares, e o município de Paraty é o que possui a maior cobertura de Mata Atlântica, com 88,7% de sua área total. Desses, 10,2% puderam ser detectados graças à precisão de três hectares.

No próximo dia 27, Dia Nacional da Mata Atlântica, a fundação vai divulgar os dados de desmatamento e regeneração em relação ao ano anterior. Para Márcia, mesmo quem vive nas cidades precisa estar atento à preservação das florestas: "A floresta garante a sobrevivência de quem vive na cidade também. É graças à floresta protegida que temos benefícios ambientais como água".

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário