one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Movimento Ocupe Estelita convoca novo ato contra projeto urbanístico no Recife

Criado em 06/05/15 17h28 e atualizado em 06/05/15 17h58
Por Alex Rodrigues Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Integrantes do movimento Ocupe Estelita farão, nesta quinta-feira (7), no Recife, mais um protesto contra o projeto da prefeitura, que prevê, entre outras coisas, a construção de 12 prédios, área comercial, hotéis, restaurantes, bares e estacionamentos na área do Cais José Estelita. Local que ainda preserva vestígios de edificações históricas abandonadas, como antigos armazéns de açúcar e galpões.

Convocado pelas redes sociais, o ato acontecerá dois dias depois de o prefeito Geraldo Júlio sancionar a lei aprovada pela Câmara Municipal, na última segunda-feira (4), definindo as novas normas de ocupação dos cais José Estelita e Santa Rita e área do Cabanga. Os vereadores já tinham aprovado o Projeto Novo Recife, em dezembro de 2013, suspenso por pressão dos críticos da iniciativa, que, para impedir o início das obras, chegaram a acampar no local por longo período. Em janeiro deste ano, a prefeitura apresentou à Câmara o projeto recém-aprovado.

Mais de 4 mil pessoas manifestaram interesse de participar do ato convocado para amanhã. Ontem (5), milhares de pessoas atenderam à convocação dos organizadores e se reuniram para protestar.

Os críticos da iniciativa apontam prejuízo à memória nacional e o aspecto segregador do projeto, uma vez que o terreno de 105 mil metros quadrados (m²), localizado em área histórica e considerado importante cartão-postal da capital pernambucana, passará a ser propriedade da iniciativa privada. Parte dos moradores da cidade, no entanto, é favorável a que o Poder Público dê nova destinação ao local, que afirmam estar abandonado e reunir criminosos e usuários de drogas.

O Consórcio Novo Recife rebate as críticas, alegando que cerca de 90 mil m² da área serão destinados à construção de um parque público. O consórcio também informa que as futuras atividades comerciais vão gerar 2,5 mil empregos na área que hoje “encontra-se bastante degradada e subutilizada”.

Em nota, a prefeitura sustenta que a aprovação da matéria “encerra um processo de amplo debate com os diferentes segmentos da sociedade”.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário