one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MP-SP denuncia funcionários de empresas suspeitas de formação de cartel

Criado em 25/05/15 20h05 e atualizado em 25/05/15 20h32
Por Camila Boehm Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou, na última sexta-feira (20), seis representantes de empresas suspeitas de formação de cartel e fraude em licitações para a reforma das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do metrô. O contrato incluía modernização de 98 trens, com o fornecimento de equipamentos e preparação de projeto executivo para a reforma da frota.

Os representantes denunciados são das empresas Alstom, Temoinsa, Tejofran e MPE. Segundo o MP-SP, a fraude de licitações ocorreu entre os anos de 2008 e 2009. “[As referidas empresas] formaram conluios para evitar a efetiva concorrência, por meio de consórcios, sempre com divisões pré-determinadas dos objetos dos contratos”, disse o promotor Marcelo Mendroni em sua denúncia. Foi pedida ainda a prisão preventiva de um executivo da Alstom, que é estrangeiro e não foi localizado pelo MP.

O documento relata ainda que, por meio de acordos fraudulentos, os denunciados estabeleceram e direcionaram os consórcios, dividiram ainda o mercado e “o preço final superfaturado, embora com simulações de descontos”. O promotor afirma que os representantes sabiam previamente qual empresa seria a vencedora de cada um dos contratos e também quais os preços de cada uma.

“Assim agindo, os denunciados, representando as empresas, violaram criminosamente as leis naturais da economia, especialmente a da livre concorrência”, conclui Mendroni. Como prova, o promotor apresentou conversas por e-mail e tabelas que mostram a divisão do projeto entre as empresas.

A Alstom respondeu, em nota, que respeita as leis brasileiras e as regras dos editais das licitações de que participa e que não vai se manifestar sobre a denúncia, além de informar que o denunciado não faz mais parte do quadro de funcionários da empresa‎.

A Tejofran disse, em nota, que jamais participou de qualquer tipo de cartel, defende a lisura da atuação de seus funcionários e que coloca sua contabilidade à disposição da Justiça. A MPE informou que não vai se pronunciar até que seja comunicada oficialmente, o que não ocorreu até o momento, segundo a empresa.

A Agência Brasil tentou contato com a Temoinsa por telefone, mas sem sucesso. Já o Metrô disse que a denúncia na esfera criminal não envolve nenhum de seus funcionários e que colabora com as investigações.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário