one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nível do Cantareira cai 0,1% em São Paulo e chega a 15,1% da sua capacidade

Criado em 09/05/15 11h42 e atualizado em 09/05/15 13h03
Por Bruno Bocchini Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O nível do sistema Cantareira de abastecimento de água caiu, de ontem para hoje (9), 0,1% de sua capacidade, que agora está em 15,1%, percentual que indica a quantidade de água presente no manancial em relação ao total possível de ser armazenado, conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Desde a última segunda-feira (4), o Cantareira vinha mantendo estabilidade, mesmo com pouca chuva. No entanto, ontem recuou 0,1%, a mesma variação de hoje. A pluviometria (quantidade de chuva) acumulada no mês está em 6,7 milímetros (mm) e a média histórica para todo o mês é 78,2 mm.

Os dados da Sabesp apontam um déficit de 9,7% (ou 95,2 milhões de metros cúbicos) para atingir o nível do ponto inicial da água armazenada acima das comportas, o que permitiria as retiradas por meio de gravidade.

Volta a chover no Sistema Cantareira
Creative Commons - CC BY 3.0 - Sistema Cantareira com a volta da chuva

Divulgação/Sabesp

Nos demais sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, houve elevação no nível dos reservatórios do Alto Tietê, que passou de 22,5% ontem para 22,6% hoje; do Rio Grande (de 94,6% para 94,8%); e do Rio Claro (de 52,3% para 52,6%). O nível do sistema Guarapiranga caiu de 81,1% para 80,9%; e o do sistema Alto Cotia ficou estável em 65,3%.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo,  há previsão de chuvas, a partir de amanhã, que devem beneficiar os sistemas produtores de água que abastecem a Grande São Paulo e capital. A partir da tarde deste domingo, nuvens carregadas,  vindas do interior do estado, provocarão chuva com até forte intensidade, inclusive no período da noite. O potencial para formação de alagamentos é elevado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário