one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nível do Cantareira fica estável

Criado em 19/05/15 11h25
Por Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Pelo terceiro dia seguido, manteve-se estável o nível dos seis reservatórios que formam o Sistema Cantareira, o manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, que ainda vive a pior condição hídrica entre os seis administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com o a medição diária dessa empresa, desde o último dia 16, quando o nível baixou de 19,8% para 19,7%, o armazenamento continua o mesmo.

Pelo novo cálculo iniciado, por determinação judicial, no último dia 16 de março, que leva em consideração o uso da primeira cota da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas), o estoque hoje equivale a 15,3% da capacidade total do sistema ou 193,6 bilhões de litros de água disponível.

As retiradas abaixo das comportas são feitas desde 16 de maio do ano passado e ainda falta repor 93,9 bilhões de litros para atingir a superfície do volume útil (água acima das comportas). Apesar das fracas precipitações dos últimos dias, neste mês de maio, as chuvas sobre o Cantareira estão dentro da normalidade, com acumulado até agora de 44,6 milímetros (mm), o que representa 57% do total para todo o mês (78,2 mm).

Os cinco demais mananciais administrados pela Sabesp também apresentam captações de chuva regulares. Apesar disso, dois deles tiveram queda de ontem (18) para hoje (19): o Alto Tietê (de 23,3% para 23,2%) e o Guarapiranga (de 82,6% para 82,4%). No Rio Grande, o nível ficou estável em 96,3% e nos restantes ocorreram elevações: Alto Cotia (de 68,4% para 68,6%) e Rio Claro (de 56,1% para 56,2%).
 

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário