one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nível do Cantareira fica estável em 19,8% e quatro mananciais têm alta em SP

Criado em 13/05/15 12h12 e atualizado em 13/05/15 12h10
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

reserva técnica do Sistema Cantareira

O Cantareira tem um déficit de 9,5% e precisaria receber 98,2 bilhões de litros para atingir a superfície do volume útil Divulgação/Sabesp

O  nível do Sistema Cantareira que apresenta a pior condição hídrica entre os seis mananciais de abastecimento da região metropolitana de São Paulo fica estável hoje (13) depois de subir 01 ponto percentual ontem (12). Pela nova metodologia de cálculo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que leva em consideração as atuais retiradas da reserva técnica (água abaixo das comportas), o Cantareira opera com 15,3% de sua capacidade, com um estoque de 194,1 bilhões de litros.

Pela medição convencional que contabiliza o armazenamento em relação ao volume útil (água que fica acima das comportas), fica em 19,8%. As chuvas que caíram sobre os seis reservatórios desse Sistema foram fracas de ontem (12) para hoje (13), de apenas 3,8 milímetros (mm). No acumulado desde o começo do mês, a pluviometria está em 35,1 mm, o equivalente a 44,8% da média histórica prevista para todo o mês (78,2 mm).

O Cantareira tem um déficit de 9,5% e precisaria receber 98,2 bilhões de litros para atingir a ponto inicial de captação por gravidade, ou seja, a superfície do volume útil. No próximo dia 16 completará um ano de utilização da reserva técnica, de onde as retiradas são feitas por bombeamento.

No Sistema Alto Tietê, o nível teve ligeira queda (de 23,1% para 23%), mas o volume de chuva apresenta boas condições tendo captado 55,6 mm.

Nos quatro mananciais restantes administrados pela Sabesp, ocorreram aumentos. No Guarapiranga, o nível subiu de 82,4% para 82,7%; no Alto Cotia (de 67,5% para 67,7%); no Rio Grande (de 96% para 96,3%) e no Rio Claro (de 53,5% para 54,7%).

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário