one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nível do Sistema Cantareira se mantém estável neste sábado em 19,7%

Criado em 16/05/15 12h20 e atualizado em 16/05/15 12h35
Por Camila Boehm Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O nível do Sistema Cantareira alcançou hoje (16) 193,9 bilhões de litros de água armazenados, o que representa 19,7% do volume útil, registrando uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a ontem (15) e 15,3% da quantidade total, que soma a reserva técnica – chamado volume morto – ao volume útil.

Para recuperar o nível positivo, ou seja, sem a necessidade de utilizar o volume morto, os reservatórios ainda precisam de 93,6 bilhões de litros. Até hoje, o manancial recebeu 45,4% da média de chuva para o mês.

Ontem, o bombeamento das reservas técnicas do Sistema Cantareira completou um ano. Na época, ele era o manancial responsável pelo abastecimento de toda a região metropolitana de São Paulo.

Antes da atual crise hídrica no estado, o Cantareira garantia água para cerca de 9 milhões de pessoas da Grande São Paulo. A estiagem e a perda acelerada de água nos reservatórios obrigou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a redirecionar o abastecimento para outros mananciais.

Hoje, o sistema abastece aproximadamente 5,4 milhões de pessoas, sendo ultrapassada pelo Sistema Guarapiranga, que atualmente fornece água para 5,8 milhões de consumidores.

O Sistema Guarapiranga conta hoje com 82,7% de seu volume armazenado. O Alto Tietê tem 23,3%, o Alto Cotia 68,4%, o Rio Grande 96,6% e o Rio Claro 55,9%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário