one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Obras da Linha 4 do metrô no Leblon devem conter ruídos no período noturno

Criado em 05/05/15 21h41
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O silêncio dos moradores do Leblon, na Zona Sul do Rio, vai ser respeitado durante o período noturno, de acordo com uma liminar da 6ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio. A decisão determinou que sejam contidos os ruídos durante o período entre as 22h e as 7h das obras da Linha 4 do metrô nos canteiros localizados nas praças Jardim de Alah e Antero de Quental.

A medida limitou para 55 decibéis o barulho no período noturno e, caso seja descumprida, o consórcio responsável pelas obras será multado em R$ 50 mil, além de outras medidas coercitivas que poderão ser aplicadas para o cumprimento da decisão. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a fiscalização será feita pelo técnico do Grupo de Apoio Técnico Especializado - Ambiental do MPRJ, mas como não há a possibilidade de vistoria diária, o principal fiscalizador será a população, que pode fazer a denúncia por meio da ouvidoria da MPRJ.

Os moradores da região procuraram o MPRJ no dia 20 de abril devido ao barulho das obras. Eles denunciaram o comunicado emitido pela Concessionária Rio Barra S.A. sobre a ampliação das atividades no período das 22h às 6h. Na última semana, a secretaria do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente recebeu muitas reclamações de moradores descrevendo os intensos barulhos no período noturno.

A poluição sonora pelas obras da Linha 4 do metrô foi alvo de ação civil pública do MPRJ em fevereiro deste ano. Na ação, o Ministério Público havia requerido liminar à Justiça para proibir que os trabalhos dos operários extrapolassem os ruídos permitidos por lei.

As duas praças da Linha 4 não são as únicas que apresentam problemas de poluição sonora. O MPRJ recebeu denúncias de barulho em relação às três praças do trajeto da Zona Sul, mas apenas persistiram as reclamações no Jardim de Alah e na Antero de Quental. “Há um ano e meio, mais ou menos, recebemos reclamações de poluição sonora na Praça Nossa Senhora da Paz [em Ipanema]. Na ocasião, expedimos uma recomendação ministerial e não tivemos mais reclamações na Ouvidoria do MPRJ”, informou, em comunicado, a assessoria do MPRJ.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da Concessionária Rio Barra S.A., mas, até o momento, não obteve resposta.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário