one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


UFRJ suspende atividades por falta de pagamentos de funcionários terceirizados de limpeza, vigilância e manutenção

Imagem:

Compartilhar:

Prestadora de serviços à UFRJ assina termo que prevê multa se atrasar salários

Criado em 22/05/15 19h58 e atualizado em 22/05/15 19h59
Por Vinícius Lisboa Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa Qualitécnica, que presta serviço à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para garantir o pagamento dos funcionários terceirizados até o quinto dia útil do mês. Se atrasar o salário, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 1 mil por trabalhador e ainda uma indenização de 2% dos valores devidos aos prejudicados.

O acordo foi assinado ontem (21) em uma audiência com entre a empresa, o MPT e a UFRJ. Além do pagamento do salário, o acordo também obriga o pagamento do vale-transporte e do vale-refeição dentro do mesmo prazo.

Além disso, a empresa terá que encaminhar os detalhes de sua folha de pagamento até cada 1º dia útil do mês à UFRJ, para facilitar o controle. Segundo o ministério público, a medida permite que UFRJ, em caso de atraso no pagamento, possa quitar a dívida com os terceirizados e as contribuições previdenciárias e de Fundo de Garantia.

As aulas da UFRJ chegaram a ser suspensas nesta semana pela falta de pagamento dos trabalhadores terceirizados, que só receberam o salário referente a abril no dia 19 de maio. Segundo o MPT, o problema dos atrasos vêm se repetindo desde o final de 2014.

Em nota divulgada na quarta-feira, quando quitou os salários, a Qualitécnica afirmou que "a impossibilidade do pagamento do mesmo na data correta decorre da defasagem nos valores contratuais, devido ao atraso nos reajustes de nossos contratos. Em alguns casos estamos recebendo valores de 2013. Isso impede que a empresa constitua um fundo de reserva para suportar atrasos mensais".

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário