one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Profissionais são capacitados para atuar em áreas sensíveis a desastres naturais

Criado em 26/05/15 16h43 e atualizado em 26/05/15 16h54
Por Alana Gandra Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A Federação de Instituições Beneficentes do Rio de Janeiro (FIB-RJ) capacitará profissionais do sistema de garantia dos direitos, saúde, educação, assistência social e defesa civil da infância e adolescência, para desenvolverem ações de prevenção em áreas suscetíveis a desastres naturais. A ação conta com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “A gente está trabalhando sob a ótica da prevenção”, disse hoje (26) a psicóloga Roberta Dutra. Ela é especialista em redução de risco de desastres e mudanças climáticas em bases comunitárias e governamentais.

Petrópolis

Morte de crianças e adolescentes em acidentes provocados por inundações, tempestades e deslizamentos chega a 6,3 por 100 mil (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ela destacou que as crianças e adolescentes, além de mulheres, idosos e portadores de deficiências estão entre o público mais vulnerável a desastres naturais. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, a mortalidade de crianças e adolescentes por acidentes que envolvem forças da natureza, entre os quais inundações, tempestades e deslizamentos de terra, chega a 6,3 por 100 mil. “Por isso, é importante a gente fortalecer essa cultura (da prevenção)”, comentou a psicóloga.

Para tanto será desenvolvido o curso gratuito Rede para Proteção da Infância em Situação de Desastres Naturais. A aula inaugural será no dia 18 de junho, seguida de 32 horas de aula à distância. Serão ministradas aulas à distância também nas cidades de Florianópolis, em 18 de julho; Manaus, em 15 de agosto; Salvador, em 12 de setembro, e Brasília, em 17 de outubro.

Alguns países que já desenvolvem ações de prevenção na área de desastres naturais, como o Japão, por exemplo, estão avançados no treinamento e formação de profissionais. Roberta lembrou que a partir da tragédia que ocorreu na região serrana fluminense, em janeiro de 2011, que matou pelo menos 900 pessoas e deixou mais de 7 mil desabrigados, foi aprovada a Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, cuja diretriz é a questão da prevenção.

A expectativa é capacitar ao menos 400 profissionais para o apoio a crianças e adolescentes atingidos por desastres naturais e mudanças climáticas em todo o país. A presidenta da FIB-RJ, Deise Gravina, destacou que esse público-alvo é vulnerável em situações de riscos e desastres não só por suas consequências imediatas, mas pelos problemas que resultam dessas situações ao longo do tempo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário