one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Programa brasileiro estimula produção rural familiar em países africanos

Criado em 12/05/15 21h22 e atualizado em 13/05/15 08h12
Por Ana Cristina Campos e Michèlle Canes Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

Referência mundial em tecnologia dedicada à agricultura familiar, o Brasil incrementou, em 2015,  o programa criado com o objetivo de fortalecer a produção agrícola em países da África, da América Latina e do Caribe, com o foco no combate à fome. O Mais Alimentos Internacional, uma versão do programa nacional que estimula a produção rural familiar, oferece financiamento aos países e ainda permite a troca de conhecimento técnico.

Feira agropecuária AgroBrasília Feira Internacional dos Cerrados, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no Paranoá, Distrito Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)

Financiamento para compra de máquinas destinadas à agricultura familiar é um dos pilares do Programa Mais Alimentos InternacionalValter Campanato/Agência Brasil

No início deste ano, Moçambique recebeu 513 tratores e o Senegal, 175, por meio do programa. No ano passado, o Zimbábue adquiriu 320 unidades, com os recursos advindos do crédito do Mais Alimentos. Além do aspecto social, economicamente o programa tem impacto positivo no estímulo à exportação brasileira de máquinas.

Na avaliação de João Carlos Marchesan, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), entidade que intermedia a parceria, o programa tem grande alcance social e econômico. “Além de gerarmos divisas, estamos gerando empregos no Brasil e fazendo com que as indústrias possam continuar desenvolvendo e pesquisando produtos para o Mais Alimentos. Além disso, o programa leva recursos e condições para que países pobres e subdesenvolvidos possam produzir alimentos”, avaliou.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa hoje está presente em Moçambique, Gana, Quênia, Zimbábue, Senegal e Cuba, segundo o diretor do Mais Alimentos, Lucas Ramalho.

“O programa busca oferecer um crédito barato para países adquirirem máquinas e implementos agrícolas produzidos no Brasil. Hoje, o Brasil é referência mundial em tecnologia adequada para agricultura familiar”.

O Mais Alimentos África nasceu em 2010 durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. “Naquela ocasião ficou definido que seria criado um programa de estímulo à exportação das nossas máquinas para a África principalmente com o intuito de aumentar a produção de alimentos daquele continente, que passa por sérias restrições em vários países. A chegada desses maquinários e dessa tecnologia foi muito bem recebida”, conta Ramalho.

Os equipamentos são comprados pelo governo dos países parceiros, e cada um tem uma maneira de disponibilizar o material aos agricultores familiares. Ramalho conta que relatos vindos dos países onde o maquinário já está em funcionamento indicam a satisfação dos agricultores locais. “A gente recebe relatos que as máquinas já estão em operação nos países, que os agricultores estão muito satisfeitos com a tecnologia recebida e com a melhoria da qualidade de vida porque torna a vida no campo mais fácil.”

O vice-presidente da Abimaq destaca o impacto que o programa gerou em Moçambique, por exemplo, que, antes, só tinha 100 tratores para a agricultura. “Com a exportação, foram mais de 500 tratores além dos implementos para Moçambique. Os técnicos brasileiros vão ao país capacitar o agricultor e dar assistência para que faça bom uso do produto”.

Os países participantes têm até 15 anos para pagar o empréstimo com juros de 2% ao ano. Além de adquirir as máquinas, Ramalho destaca outra vantagem da relação que é firmada entre os países, como a do comprador ter a oportunidade de aprender sobre políticas públicas desenvolvidas no Brasil na área da agricultura familiar.

E o Brasil também ganha. “Os países compram as máquinas produzidas no Brasil. Isso gera emprego, gera renda, aumenta a produção no nosso país”, diz Ramalho. Marchesan completa: “Quando [o Brasil] manda esses produtos e nossos técnicos vão lá treinar e demonstrar, estamos fixando o produto brasileiro nesses países, exportando nossa tecnologia. Isso é importante porque os fabricantes brasileiros concorrem na África com a China, Índia e Turquia, que são países de baixo custo e com incentivo muito grande à exportação”, observa.

Ramalho destaca que outros países têm procurado o Brasil para firmar parcerias internacionais como a Guiné Bissau, Guiné Equatorial, o Sudão e a Colômbia, por exemplo. Para ele, a política traz outras vantagens para a exportação brasileira. “A gente exporta muita matéria-prima barata. Com um programa como esse, a gente contribui para que a nossa pauta de produtos mude, agregando tecnologia, bens industrializados. É um programa bastante interessante para a nossa própria soberania enquanto país mais avançado, um país com uma pauta de exportação mais interessante”.

O Mais Alimentos também incentiva a agricultura familiar no Brasil. A diferença da versão nacional para a internacional é que, em vez de um país ter o direito ao crédito, aqui, o próprio agricultor recebe o financiamento. “O objetivo primordial é dotar a nossa agricultura familiar de melhores condições de produção, com maiores capacidades de investimento, de modernização da sua propriedade”.

O representante da Abimaq informou que todas as empresas brasileiras cadastradas no Programa Mais Alimentos Brasil estão aptas a participar do programa internacional. Para Marchesan, o desafio do Mais Alimentos Internacional é a continuidade dos recursos para manutenção do programa. “O único risco que vejo hoje [ao programa] são os cortes que estão tendo no Orçamento da União, que a gente possa vir a ser prejudicado. O grande desafio é ter essa definição dos recursos”.

Sensível à questão, o diretor do programa lembra que o Brasil está passando por ajustes em um período de crise econômica mundial e que o programa não está imune. Mas, para Ramalho, o Mais Alimentos pode ajudar a preservar o setor industrial. “O debate que temos feito internamente é o de, nesse momento de desafio econômico, a gente conseguir preservar a nossa indústria nacional e manter a produção de forma a passar por esse momento difícil, economicamente falando em nível mundial, da melhor forma possível. Então, preservando empregos, garantindo renda dos trabalhadores e conseguindo exportar o máximo possível a nossa produção. Nesse sentido o programa contribui para esse processo”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário