one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Servidores do DF protestam no Dia Nacional de Paralisação, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Proposta de aumento de arrecadação é alvo de protestos de servidores do DF

Criado em 29/05/15 14h50 e atualizado em 29/05/15 15h02
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

Um dia após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apresentar relatório sobre a situação financeira da capital federal, servidores públicos se reuniram nesta sexta-feira (29), em frente ao Palácio do Buriti, para marcar posição contrária às propostas de aumento de arrecadação feitas pelo atual governo. O funcionalismo também criticou o Projeto de Lei 4.330, que trata das terceirizações.

Professores participam de ato em frente ao Palácio do Buriti no Dia Nacional de Manifestações e Paralisações, convocado pela CUT e outras centrais sindicais (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Professores participam de ato em frente ao Palácio do Buriti, no Dia Nacional de Paralisação, convocado pela CUT e outras centrais sindicais (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O diretor do Sindicado dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Luiz Alberto Gomes, disse que os trabalhadores querem que seus direitos sejam respeitados. Ele acrescentou que o protesto serve para mostrar que a pressão dos servidores não deve parar, uma vez que deu resultados.

Neste sentido, Luiz Alberto lembrou a autorização do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em relação ao reajuste salarial para 140 mil servidores públicos de 32 categorias e o relatório do TCDF, que aponta a existência de verbas no caixa do DF.

"A primeira derrota do governador foi quando o Ministério Público autorizou o pagamento dos salários como havia sido acordado na gestão de Agnelo. A segunda, quando da constatação de que há caixa no governo. Nós entendemos que o governo está tentando retirar direitos", disse o sindicalista. Ele considera um "opção política" as medidas tomadas pelo governo até agora.

O Tribunal de Contas do DF apresentou dados que contrariam a versão oficial do GDF de que recebeu um caixa zerado em dezembro, quando a gestão foi passada de Agnelo Queiroz para o atual governador Rodrigo Rollemberg.

A investigação do TCDF durou dois meses. No período foram analisadas aproximadamente 1.400 contas bancárias do governo e os respectivos registros contábeis no Sistema de Gestão Governamental, gerando o Relatório Preliminar de Auditoria sobre a Disponibilidade de Caixa do Governo do DF no Encerramento de 2014. Dados do relatório, mostram que o saldo bancário do GDF, em dezembro, era R$ 17,2 milhões.

O tribunal encaminhou o documento ao governo do DF que tem prazo de 30 dias para se manifestar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário