one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Quase 107 mil pessoas vivem com aids no estado de SP, diz estudo

Criado em 07/05/15 06h55 e atualizado em 07/05/15 07h28
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Desde o início da epidemia de aids, na década de 80, até o primeiro dia do ano de 2013, o estado de São Paulo registrou 226.703 casos de pessoas infectadas. Desse total, 106.817 ainda estavam vivas em janeiro de 2013, o que correspondia a cerca de 2,5 pessoas a cada grupo de mil. Isso é o que revelou o estudo A vida com a Aids no Estado de São Paulo: Informação e Desafios para a Política Pública de Saúde, divulgado nessa quarta-feira (6) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e o Programa Estadual Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.

Com a pesquisa, foi possível observar que a incidência de novos casos de aids vem caindo em todo o estado e a longevidade, aumentando.

“A cada ano temos um número maior de pessoas vivendo com aids. Em média, a cada ano há um acréscimo de 5,1 mil de pessoas que têm aids”, disse Bernadette Cunha Waldvogel, gerente de Indicadores e Estudos Populacionais da Fundação Seade e uma das coordenadoras do levantamento.

“Isso é crescente porque o número de casos notificados de aids foi crescente até 1998. Em 1996 começaram os tratamentos de antirretrovirais, que foi um tratamento muito potente para aumentar a sobrevida das pessoas. Os antirretrovirais não curam, mas permitem que as pessoas vivam mais. Então, diminuiu a mortalidade e o número de casos novos está decrescente a cada ano, porém, as pessoas vivem mais, então, há um número crescente da população vivendo com aids”, explicou Bernadette, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o estudo, entre 1983 e 1995, houve um acréscimo de 1.527 pessoas vivendo com aids a cada ano. Já no período de 1995 a 1998, esse número subiu para 5.582 pessoas por ano. Esse maior crescimento deveu-se, acreditam os pesquisadores, além do aumento do número de novos casos ocorridos nesses anos, ao declínio da mortalidade decorrente da introdução, a partir de 1996, de antirretrovirais, altamente potentes, no tratamento dos pacientes. Entre 1998 e 2012, observou-se discreta redução nesse ritmo, com acréscimo de 5.172 pessoas vivendo com aids a cada ano.

Para Bernardette, as campanhas de prevenção à doença contribuíram para que o número de novos casos fosse diminuindo ao longo dos anos. “Todas as campanhas de prevenção fizeram com que o número de casos se reduzissem. Ainda tem, mas novos casos foram diminuindo.”

Entre os que viviam com aids no estado até 2013, 47% eram heterossexuais, seguidos de 21% de homens que faziam sexo com homens, 10% de usuários de drogas injetáveis e 3% de casos de transmissão vertical – bebês infectados pelas mães.

Entre a faixa etária, os maiores picos ocorrem entre homens de 45 a 49 anos (o que corresponde a 12% do total de incidência da doença) e mulheres de 40 a 44 anos (7% do total). Os idosos (pessoas acima de 60 anos) representam 8% do total, enquanto os adolescentes entre 10 e 19 anos somam 2,5% dessa população.

Entre os adolescentes infectados, que correspondem a 2.717 pessoas, 81% adquiriram o vírus de suas mães no momento do nascimento, por transmissão vertical. “Esse número sensibilizou muito a gente”, destacou Bernardete.

De acordo com a coordenadora, esses números demonstram que “toda atenção é pouca” em relação à aids, pois se trata de uma doença infecciosa. “A gente pode aumentar o número de casos. As campanhas de prevenção tem que continuar acontecendo e, com esse novo cenário, é preciso campanhas dirigidas a cada fase: para crianças, jovens, adultos e idosos. E continuar fazendo a testagem sorológica: quanto mais cedo se detecta que a pessoa é HIV positivo e começa a tratá-la, maior a chance dela não manifestar a aids e viver muito mais tempo.”

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário