one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio de Janeiro tem meta de imunizar 4,1 milhões de pessoas contra gripe

Criado em 04/05/15 18h29
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No ano passado, em todo o país, 83,98% do público-alvo foi vacinado, superando a meta de 80% do ministérioMarcelo Camargo/Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro tem a meta de vacinar cerca de 4,1 milhões de pessoas contra a gripe, o que representa 80% do público-alvo. Hoje (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde, foi iniciada no estado pelo município de São Gonçalo, na região metropolitana. No ano passado, em todo o país, 83,98% do público-alvo foi vacinado, superando a meta de 80% do ministério.

O grupo prioritário que pode receber a vacina é composto por crianças entre seis meses e cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; detentos e presidiários e funcionários do sistema prisional, além de profissionais da área de saúde e doentes crônicos. As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade.

Em São Gonçalo, a campanha começou na Clínica da Família do bairro Mutondo, por ter um grande número de pessoas na região que se enquadram no grupo prioritário, segundo o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto. "Aqui em São Gonçalo a previsão é que 220 mil moradores recebam a vacina por estarem classificados nesse grupo que nós estamos atendendo para vacinação. Mas são 1.500 postos de saúde distribuídos em 92 municípios fazendo esse atendimento à toda população", disse.

A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno:  influenza A H1N1 (gripe suína); influenza A H3N2 e influenza B. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, se a gripe não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Para o secretário, é importante mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da campanha. "A gripe é uma doença aparentemente simples, mas que pode evoluir para formas mais graves, principalmente entre crianças e idosos. A prevenção é a forma mais segura de evitar complicações, se você ou seu filho estiver inserido nesse grupo, procure um posto de saúde para receber a vacina e, com isso, evitar uma internação ou problemas que venham a agravar o quadro da gripe".

Para o aposentado Francisco Rodrigues, de 69 anos, a vacina é eficaz e previne a gripe e suas complicações. "Eu venho tomar a vacina todo ano e trago a minha esposa. Desde que eu comecei a tomar nunca mais fiquei gripado. Eu vi que hoje ia começar a campanha, mas não sabia se aqui no posto eles iriam aplicar. Eles estão aplicando e eu aprovetei que não tinha fila e já me vacinei", disse.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário