one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio ganha nova unidade de tratamento para dependentes químicos

Criado em 30/05/15 12h19 e atualizado em 30/05/15 12h15
Por Da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A rede estadual de acolhimento de usuários de álcool e drogas será ampliada com a instalação da primeira Unidade Modelo de Acolhimento (UMA), na Fazenda Santa Mônica, no município de Valença, na região do Vale do Paraíba. Com atendimento integral, a UMA será um centro de qualificação de profissionais e estudantes. A unidade terá 100 vagas para homens e mulheres maiores de 18 anos e será um pólo de capacitação para profissionais de saúde.

Além de capacitar profissionais da área de saúde, o objetivo é orientar todos os atores envolvidos no tema de álcool e drogas, como profissionais de serviço social, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.

“Estamos construindo a metodologia para estes cursos e formações, e fechando parcerias com universidades do entorno”, disse o secretário da Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química (Sepredeq), Filipe Pereira.

A Sepredeq segue a Política Nacional Sobre Drogas, articulada com  diversos serviços que existem no estado. Segundo o secretário, a prevenção é trabalhar nas esferas primárias, secundárias e terciárias e visa à reinserção social de cada indivíduo.

Para contribuir com o acompanhamento dos dependentes químicos, a Fazenda Santa Mônica conta com uma infraestrutura com campo de futebol, quadra poliesportiva, fontes naturais e uma grande extensão de área verde, com pomar e horta. “A estrutura oferecida na UMA é fundamental para o desenvolvimento das práticas terapêuticas adotadas pela nossa secretaria, disse Pereira.”

A partir dos atendimentos prestados em 2014, a Sepredeq elaborou um relatório que revela um perfil dos usuários de drogas ilícitas no estado do Rio de Janeiro. De acordo com os números, o crack é a terceira droga mais consumida (21,3%), ficando atrás da cocaína inalada (57,8%) e do álcool (37,1%).

No caso específico do crack, a secretaria apurou que a maioria dos usuários da droga, acolhidos pela rede, se trata na capital (47,7%), é do sexo masculino (79%), não concluiu o ensino fundamental (47%), de cor parda (42,6%), de 18 a 34 anos (66,2%). A grande maioria dos usuários (72,9%) não está em situação de rua, embora passe boa parte do tempo nos locais de uso da droga. O estudo foi feito pelo Observatório de Informação e Gestão sobre Drogas do Rio de Janeiro (OGIDERJ), ligado à Sepredeq.

Em junho, a pasta vai assumir a gestão dos contratos com as instituições que atuam na prevenção e cuidado de crianças e adolescentes usuários de drogas. No estado existem 40 vagas de acolhimento para o público infanto-juvenil. O trabalho de prevenção e cuidado conta com cerca de 400 vagas para Convivência Dia - modalidade que oferece aos adolescentes atividades após o período escolar. As entidades estavam sob competência administrativa da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) e agora integram a rede de serviços da Sepredeq.

“Nossa primeira ação foi visitar todas as instituições. Em seguida, concluímos um relatório e escolhemos as que tinham um trabalho mais próximo do perfil da Sepredeq”, concluiu o secretário.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário