one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Roubo de bicicleta pode ter registro específico em delegacias do Rio

Criado em 21/05/15 16h33 e atualizado em 21/05/15 17h01
Por Isabela Vieira Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Um projeto de lei que incluiu nos registros de ocorrência da Polícia Civil a classificação do roubo de bicicletas como crime específico deve ser votado na próxima semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Atualmente, o crime é registrado apenas como furto ou roubo a transeunte, o que impede a análise dos dados sobre a incidência da prática.

A iniciativa atende pedido de associações de ciclistas que querem evitar a violência nos ataques. Na última terça-feira (18), Jaime Gold, de 56 anos, que andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade, foi esfaqueado e roubado. O local tem sido alvo constante desse tipo de crime e os ciclistas já fizeram várias manifestações pedindo mais proteção.

“Com essa tipificação, o ciclista vai se sentir motivado a fazer um boletim de ocorrência”, acredita o presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Rafael Pazos. Com base nos registros, ele prevê que a polícia terá dados para identificar onde o crime mais acontece e também para onde as bicicletas roubadas são levadas. A ideia não é apenas coibir os roubos, mas evitar a violência, disse. “Para você ser roubado, você tem que ser empurrado da bicicleta, e se você cai e bate a cabeça, morre. É isso que estamos vivenciando”, completou.

O projeto que vai à votação, prevendo a tipificação como “roubo e furto de bicicletas” nas ocorrências, de autoria da deputada Martha Rocha (PSD), incorporará outro projeto de lei do deputado André Ceciliano (PT) que cria o Sistema Estadual de Prevenção ao Roubo e ao Comércio Ilegal de bicicletas no estado. Este último passa a exigir que o número de série das bicicletas constem das notas fiscais, para facilitar a identificação e a recuperação pelo dono.

“Com iniciativas que se somam, os deputados vinham buscando fortalecer e controlar o furto e o roubo [de bicicletas], que acabam em assassinatos”, disse o presidente da Alerj, Jorge Picciani. Ele pretende votar o projeto em regime de urgência e defende, paralelamente, uma lei federal que aumente a pena de crimes cometidos por armas brancas, como a faca.

“O objetivo central é prender quem estiver com arma branca. Hoje não se pode prender, porque tem o peixeiro que usa o facão, o barraqueiro da praia que vai limpar o coco e precisa do facão, mas eu acho que uma coisa é estar trabalhando e a outra é portar, na rua, uma arma branca”, aifrmou ele, cujo filho, Leonardo Picciane, é deputado federal.

O projeto de tipificação do roubo e furto de bicicleta no Rio também vai estabelecer que os veículos apreendidos serão leiloadas ou entregues a organizações da sociedade civil.

Segundo o site Bicicletas Roubadas, que traz imagens e informações sobre os veículos levados dos ciclistas em todo o país, o Rio teve 41 bicicletas roubadas este ano e 96 em 2014.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário