one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

TJ do Rio faz agenda concentrada para conciliação entre consumidores e empresas

Criado em 25/05/15 20h46 e atualizado em 25/05/15 21h01
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), iniciou hoje (25) a Agenda Concentrada de Conciliação/Mediação para solucionar os conflitos entre consumidores e empresas, com a realização de 348 audiências simultâneas sobre processos que tramitam em varas cíveis das comarcas da capital e do interior, localizadas próximas ao Rio.

A iniciativa é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). De acordo com o presidente do Nupemec, desembargador César Cury, o aumento da demanda de ações impetradas por consumidores insatisfeitos com produtos e serviços das empresas, fez com que o núcleo investisse na mediação e conciliação visando reduzir o estoque de processos existentes.

“Vamos envidar todos os esforços na realização conjunta e simultânea de sessões de conciliação, mediação, negociação para que as partes, consumidores e empresas possam dialogar, encontrar a resolução do seu problema e encerrar o litígio”, explicou Cury.

Os casos tratados nas audiências são os mais variados, desde insatisfação com serviços ou cobrança de juros abusivos até fraudes bancárias, como foi o caso da cliente da advogada Carla Tiedemann da Cunha Barreto.

"É uma situação muito grave e causou problemas pessoais para ela, problemas de saúde e psicológico por conta de uma fraude grosseira. Outros bancos se negaram a abrir créditos ou qualquer tipo de conta no nome dela e informaram a ela, mas o banco processado, não. Ele se negou a cancelar esse empréstimo, principalmente o consignado, que sai da pensão dela de INSS", contou.

Segundo Carla, o processo demoraria cerca de dois anos para ser resolvido e a mediação é uma forma de solucionar rapidamente a questão e que atenda as duas partes. Para a advogada, a conciliação só tem vantagem quando a outra parte também está disposta a chegar a um acordo, e no caso de sua cliente, ela acredita que o problema será solucionado nessa audiência, quase um ano a menos do que se fosse esperar o julgamento na justiça comum.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário