one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Desenvolvimento de vacina no país foi bem sucedida

Imagem:

Compartilhar:

Vacina contra a gripe em São Paulo já imunizou mais de 650 mil pessoas

Criado em 09/05/15 17h15 e atualizado em 09/05/15 17h35
Por Bruno Bocchini Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O número de pessoas vacinadas contra a gripe no estado de São Paulo já chega a 657,5 mil, desde o início da campanha, no último dia 4, até as 12 horas deste sábado (9), segundo a Secretaria de Saúde.

Foram imunizados contra o vírus influenza, causador da gripe, 414.707 idosos, 82.454 crianças entre seis meses e menos de cinco anos, 33.942 gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto), 47.728 trabalhadores da saúde, 473 indígenas e 78.273 pacientes diagnosticados com doença crônica.

“Faz dez anos que eu tomo a vacina. Nunca senti nenhum tipo de reação e nunca mais tive gripe forte. É uma obrigação tomar a vacina”, disse Elmo Raghi, de 89 anos, após receber a dose da vacina em um posto na zona oeste da capital paulista.

No Centro de Saúde Pinheiros, visitado pela reportagem no início da tarde de hoje, a movimentação estava tranquila, sem filas. A maioria dos que procuravam a vacina eram pais que levavam seus filhos para serem imunizados. “É a segunda vez que ela é vacinada. Como vamos viajar para o sul do país no inverno, achei melhor já trazê-la antes que o frio forte chegue”, disse Cristina Oliveira, que levou a filha Thais para ser vacinada.

Hoje, considerado o Dia D da vacinação pelo Ministério da Saúde, o estado de São Paulo colocou em funcionamento mais de seis mil postos de vacinação - entre fixos e móveis, como escolas e supermercados. Há ainda 2.933 veículos, nove ônibus e quatro barcos em funcionamento, das 8h às 17h. Cerca de 37 mil profissionais de saúde, estaduais e municipais estão de serviço.

A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 11,8 milhões de pessoas, número que corresponde a 80% das 14,7 milhões de pessoas do público-alvo – idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses e cinco anos, indígenas, doentes crônicos, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário