one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Vacinação contra a gripe é prorrogada em pelo menos seis estados e no DF

Criado em 22/05/15 10h43 e atualizado em 22/05/15 15h32
Por Paula Laboissière Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O encerramento do prazo para a vacinação contra a gripe foi prorrogado no Distrito Federal e em pelo menos seis estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Santa Catarina. A data oficial para o encerramento da campanha nacional é hoje (22), mas números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo.

CPostos de saúde abrem neste sábado para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Distrito Federal e seis estados prorrogam a data de encerramento da campanha de vacinação contra a gripeElza Fiúza/Agência Brasil

No Distrito Federal e em São Paulo, a vacinação prosseguirá até o dia 3 de junho. No Rio de Janeiro, em Alagoas, em Pernambuco e em Santa Catarina, a nova data prevista para o encerramento da campanha é 5 de junho. A Bahia também deve encerrar a campanha em 5 de junho, mas a capital, Salvador, prorrogou a imunização apenas até o dia 30 de maio.

O último balanço do ministério indica que, entre os grupos prioritários, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) registram, até o momento, a maior cobertura (54,15%), seguidas pelos idosos (43,28%), pelas crianças com idade de 6 meses a 5 anos (37,9%), pelas  gestantes (36,86%), pelos trabalhadores da saúde (32,91%) e pelos indígenas (28,8%).

Ainda segundo a pasta, também foram aplicadas 2,8 milhões de doses em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, na população privada de liberdade e em trabalhadores do sistema prisional.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.

O período de maior circulação da gripe no Hemisfério Sul vai de final de maio a agosto. Após a aplicação, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe. A dose é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário