one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vereadores vão discutir condições do presídio de Feira de Santana

Criado em 25/05/15 14h13 e atualizado em 25/05/15 14h15
Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana, na Bahia, se reunirá amanhã (26) para discutir as condições do Conjunto Penal de Feira de Santana e apresentar as recomendações necessárias ao governo do estado. Mas, segundo o presidente da comissão, vereador Pablo Roberto, ao contrário do que informa a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) em seu site, o presídio não está superlotado.

“Tivemos uma reunião com o secretário [da Seap, Nestor Duarte] e ele nos disse que o presídio foi reinaugurado e dobrou o número de vagas. A informação é que ampliou para 1.400 vagas e ele abriga 1.396 detentos”, disse.

Roberto participou das negociações para o fim da rebelião no Pavilhão 10 do Conjunto Penal que terminou na manhã de hoje (25). A Seap informou que existiam 384 detentos no presídio. Oito presos foram mortos e cinco ficaram feridos, nenhum corre risco de morte. O motim começou por volta das 13 h deste domingo (24) durante a hora de visita.

O motivo foi a disputa de poder entre duas facções. “Esse presídio não tem histórico de rebeliões. Por ser o segundo maior do estado, é considerado tranquilo”, disse o vereador Roberto, explicando que, para o fim da rebelião, ficou acordado a troca de pavilhão para alguns detentos. Segundo a Seap, foram 16 horas de negociação.

A secretaria confirmou ainda que 49 pessoas foram feitas reféns, dos quais 41 mulheres, sendo três gestantes, além de  sete crianças e um homem. Todos foram liberados sem ferimentos.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário