one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Campanha publicitária com casais gays gera polêmica na internet

Criado em 04/06/15 11h24 e atualizado em 04/06/15 11h45
Por Michelle Canes Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A campanha publicitária “Casais” veiculada pela empresa O Boticário sobre o Dia dos Namorados gerou debate nas redes sociais e na internet. A propaganda, que está no ar desde o dia 24 de maio, mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes.

Para o deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), que é a favor da campanha, a peça reflete a pluralidade da sociedade. “Reflete a vida, reflete a existência, a pluralidade, a diversidade das expressões amorosas e afetivas”, disse.

Para ele, a campanha mostra também o reconhecimento da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) que, segundo ele, é estigmatizada.

“É uma empresa que está não só reconhecendo socialmente este grupo ,mas o reconhecendo como consumidor, que esse é, também, um aspecto importantíssimo a ser ressaltado”, destascou o deputado em entrevista à Agência Brasil.

Internautas expressaram opiniões, tanto em defesa quanto contra a propaganda, em diferentes redes sociais e páginas da intenet. Na última terça-feira (02), o pastor Silas Malafaia, presidente da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo publicou um vídeo em que critica a publicidade.

“Existe uma gama de empresas agora fazendo propaganda da relação gay. Eu sou contra. É um direito meu”, ele afirmou. No vídeo publicado em seu canal oficial no Youtube, o pastor convoca um boicote à marca.

“Eu quero conclamar as pessoas de bem, que não concordam com essa promoção do homossexualismo através de propaganda, de televisão e de revista, para boicotarem os produtos dessas empresas, como agora faz o O Boticário”, disse Malafaia.

O pastor afirmou que não pretende impedir que uma pessoa seja homossexual, o que para ele é um comportamento. Mais de 5 mil comentários foram publicados na página, repercutindo o vídeo.

As declarações geraram reações de quem defende a campanha. Para Wyllys, as publicações contra o vídeo do pastor foram importantes para contestar os argumentos usados. “Isso é muito importante, que as pessoas se posicionem”.

Para o deputado, a empresa deve servir de exemplo para outras. “Eu acho que, no Brasil, as empresas têm que respeitar a diversidade humana, considerar que os seres humanos são plurais, e que têm poder de consumo. Pagamos impostos para o estado, queremos políticas públicas, queremos leis, e compramos no mercado e queremos do mercado, respeito e reconhecimento”.

Na terça-feira (2) o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para avaliar tanto as denúncias feitas por consumidores – que alegam que a campanha desrespeita a família – quanto a defesa da empresa.

“O Conar, eu espero que tenha bom senso e diga que "essa campanha não faz o que vocês estão dizendo’’, disse o deputado. 

Em nota à imprensa, O Boticário diz que “acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação".

A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor –  independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”. A empresa diz ainda que “valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário