one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cobrança de direitos autoriais terá maior transparência, diz ministro

Criado em 23/06/15 18h17
Por Aline Leal Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O decreto que regulamenta a Lei de Direitos Autorais, publicado no Diário Oficial da União, dará aos detentores desses direitos uma maior transparência, conforme avaliação do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

As criações artísticas, como músicas, filmes e livros são registradas em associações privadas, que administram a cobrança dos direitos autorais e repassam o dinheiro para os autores.

Segundo Ferreira, faltava transparência nesta gestão. “Havia um sistema arrecadatório potente que trabalhava com os direitos dos criadores e que arrecadava volumes muito grandes, sem nenhum mecanismo de transparência”, avaliou o ministro.

Com o decreto publicado hoje (23), as entidades gestoras terão que prestar contas aos detentores dos diretos quando forem demandados. “Nós detectamos a necessidade de recuperar a transparência e a necessidade de os autores confiarem no sistema”, disse o ministro.

O decreto não atinge obras usadas na internet. Esse assunto deve ser discutido pelo ministério este ano.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário