one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Com seca, reserva do Cantareira volta a cair

Criado em 10/06/15 12h18 e atualizado em 10/06/15 12h26
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Desde sábado (6) o nível do Sistema Cantareira mantinha-se estável em 20,2%, mas com a continuidade do clima seco o armazenamento caiu para 20,1%. A medição foi feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sem incluir a atual utilização da reserva técnica, a água que fica abaixo das comportas e que só pode ser retirada por meio de bombeamento.

No cálculo que leva essa reserva em conta, o nível está em 15,6% do total da capacidade de operação. Isso equivale a um estoque de 197,5 bilhões de litros de água. O deficit está em 9,2% e para atingir a superfície das comportas, o Cantareira precisa captar mais 90 bilhões de litros de água.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi quase nulo, de apenas 0,3 milímetros (mm). Nos dez dias de junho, o acumulado atinge 11,3 mm ou 19,3% do esperado para todo o mês que é 58,5 mm.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o sol, com clima mais seco, predominará até domingo (14). Apenas na segunda-feira (15) deve voltar a ocorrer áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo.

O manancial do Cantareira recebe água de nascentes localizadas entre o sul de Minas Grais e o norte de São Paulo. Ele já foi o maior fornecedor de água para o abastecimento na região metropolitana de São Paulo com o atendimento de 9 milhões de pessoas até 2014. Atualmente, esse número caiu para 5,2 milhões.

A diminuição foi gradativa e os consumidores que deixaram de receber água do Cantareira, um total de 200 mil, passaram a ser abastecidos pelo Sistema Rio Claro. Essa transferência ocorreu, no dia 2 de junho, com a interligação de adutoras na Vila Ema, zona leste da capital,que agora distribuem água para os bairros da Mooca, de São Mateus, Vila Formosa, da Vila Alpina e de Sapopemba.

O nível do Sistema Rio Claro também teve baixa entre ontem (9) e hoje (10), passando de 55,2% para 54,7%. Houve queda em todos os mananciais restantes e além do Cantareira, o que tem o menor volume é o Alto Tietê , onde o nível recuou de 21,5% para 21,3%. No Alto Cotia , a taxa de armazenamento caiu de 66,4% para 66,2%; no Guarapiranga, de 78,3% para 78% e no Rio Grande, de 91,4% para 91,2%.

Outra medida adotada para aliviar a demanda do Cantareira é a extensão da capacidade de operação do Guarapiranga. Para isso começaram a ser instaladas, na segunda-feira (8) membranas ultrafiltrantes na obra de ampliação da Estação de Água do Alto da Boa Vista.

Ao acompanhar o início dos testes, o governador Geraldo Alckmin informou que a tecnologia de ponta diminui o tratamento químico da água e aumentará a capacidade de produção em 0,5 metros cúbicos por segundo. Isso é suficiente para abastecer entre 300 mil a 400 mil pessoas. Esse recurso tecnológico foi importado da Alemanha, custou R$ 42 milhões, e já é utilizado em países como os Estados Unidos, Israel e Cingapura.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário