one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Crianças plantam árvores no Rio em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Criado em 03/06/15 14h22 e atualizado em 03/06/15 15h19
Por Da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Crianças de escolas municipais participaram hoje (3), no centro do Rio, de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Elas plantaram mudas de árvores no Campo de Santana, em uma ação promovida pela Fundação Parques e Jardins, da prefeitura.

A fundação também distribuiu mudas aos frequentadores do local e doou novos animais à praça, conhecida por suas cotias, que vivem soltas pelo parque. O presidente da fundação, Wellington Ribeiro, destacou a necessidade de conscientizar a população quanto à preservação dos recursos naturais com o desenvolvimento sustentável.

Crianças plantam árvores na Semana do Meio Ambiente, no Rio
Creative Commons - CC BY 3.0 - Crianças plantam árvores na Semana do Meio Ambiente, no Rio

Tânia Rego/Agência Brasil

“Cuidar do meio ambiente não é só plantar uma árvore, mas também preservar o patrimônio público, atentar a questões importantes e cobrar ações nessas áreas, como limpeza urbana, qualidade do ar, uso responsável dos recursos naturais e preservação das florestas. Sem isso, não há perspectiva para as próximas gerações terem qualidade de vida, que já não é boa hoje”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Tiradentes, Kátia Cristina Maia, acredita que as atividades voltadas ao cuidado com o meio ambiente são importantes para estimular as crianças e torná-las, no futuro, pessoas mais engajadas e pró-ativas com a causa do meio ambiente.

“É extremamente importante nossas crianças estarem ampliando o acervo de conhecimentos para além dos muros da escola. Neste momento, estamos formando consciências críticas, e essas crianças, futuramente, serão cidadãos inseridos na sociedade e vão atuar nela. Queremos plantar essa semente da preocupação ambiental desde já nelas”, afirmou.

A iniciativa da Fundação Parques e Jardins integra as ações que ocorrem em todo o estado durante esta semana. Desde segunda-feira (1º) a Universidade Federal do Rio de Janeiro debate soluções para os problemas de poluição encontrados na Baía de Guanabara e seu entorno. A universidade também plantou 80 mudas no jardim do parque tecnológico da universidade.

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente também realizaram mutirões, palestras e atividades itinerantes. No Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, região metropolitana do Rio, os eventos continuam até o próximo sábado (6), com plantio de mudar de espécies nativas da Mata Atlântica. No domingo (7), as ações da secretaria se encerram com a limpeza de resíduos na restinga de toda a orla da região oceânica de Niterói.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário