one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Ferroviários de São Paulo decidem entrar greve a partir da meia-noite

Criado em 02/06/15 21h52 e atualizado em 02/06/15 23h35
Por Bruno Bocchini Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo decidiram em assembleia hoje (2) iniciar uma greve a partir da meia-noite. A decisão foi tomada por dois dos três sindicatos que representam a categoria: dos Ferroviários de São Paulo e dos Ferroviários da Central do Brasil.

O Sindicato dos Ferroviários da Região Sorocabana não aderiu à paralisação. Com isso, a greve vai atingir os serviços de quatro das seis linhas por onde trafegam os trens de passageiros da Grande São Paulo: a 7, Rubi, a 10, Turquesa, a 11, Coral, e a 12, Safira. Novas assembleias estão marcadas paras as 14h de amanhã (3) a fim de reavaliar o movimento.

Na parte da tarde, em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) manteve as duas propostas de reajuste aos ferroviários: a primeira é de aumento de 8,25% a salários e benefícios; a segunda é uma elevação de 10% nos benefícios, um aumento salarial igual a inflação dos últimos 12 meses até março (6,65%), somado 1% de produtividade.

Os trabalhadores chegaram a diminuir a proposta para 9,29% para salários e benefícios. O TRT sugeriu então que a empresa oferecesse 8,5% a salários e benefícios. Mas a CPTM não alterou as propostas.  

"Infelizmente, a CPTM não chegou a uma proposta a contento que possa ser apreciada e defendida pelo sindicato na assembleia. A empresa é intransigente, a data base da categoria é março, estamos há 90 dias na mesa de negociação. Essa é a terceira tentativa conciliatória, infelizmente eles avançaram muito pouco”, disse o presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Eluiz Alves de Matos, Matos, antes do início da assembleia.

Segundo uma estimativa do TRT, a diferença de 0,25% entre as partes significaria um custo de aproximadamente R$ 2,5 milhões por ano para a empresa, que tem arrecadação diária de aproximadamente R$ 3 milhões.

Em nota, a empresa lamentou a decisão dos sindicatos. "Embora respeite o direito de greve, a CPTM ressalta que a paralisação do sistema prejudicará quase 3 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede da CPTM".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário