one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aedes aegypti também é transmissor do Zika Vírus

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Maranhão confirma primeiro caso de zica vírus

Criado em 09/06/15 21h07 e atualizado em 09/06/15 21h23
Por Aline Leal Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O governo do Maranhão confirmou hoje (9) o primeiro caso de zica vírus no estado. O paciente infectado é do município de Gonçalves Dias, a 340 quilômetros de São Luís. São Paulo e Rio de Janeiro já haviam notificado os primeiros casos da doença.

Segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e nas costas.

O ministério informou que ainda não dispõe de um balanço nacional sobre o número de pessoas que já contraíram a doença. A explicação é que, por se tratar de um vírus sem evolução grave, não há exigência de notificação.

O zica vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite o vírus da dengue e a febre chikungunya, o Aedes aegypti. Depois de alguns estados desconfiarem da presença da doença, o Ministério da Saúde confirmou mês passado os 16 primeiros casos no país.

Segundo a pasta, cada estado estabelece os procedimentos a serem adotados, por exemplo, se o paciente que desconfia ter o vírus precisa fazer a sorologia para confirmar ou se o diagnóstico é clínico e por exclusão.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário