one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fernando Frazão / ABr

Compartilhar:

Governo repassa verbas para estados do Nordeste afetados pela seca

Criado em 11/06/15 16h16 e atualizado em 11/06/15 16h21
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse hoje (11) que vai estender a política de repasse de verbas do governo federal aos estados do Semiárido nordestino, que enfrentam problemas com a seca. Ele revelou, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que na segunda-feira (15) firmará convênio com Pernambuco, e na semana seguinte com Bahia, Ceará, Alagoas e Sergipe.

"Esses estados vão receber apoio do governo federal para a questão da crise hídrica, com medida provisória da presidenta da República, autorizando valor orçamentário que possamos atender", disse ele, acrescentando que Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Minas Gerais já foram contemplados.

Ele ressaltou, todavia, que o combate à seca que atinge a Região Nordeste do país deve visar a "obras estruturantes", como a transposição das águas do Rio São Francisco para outros rios da região, de modo a melhorar a disponibilidade de água à população nordestina.

"Eu entendo que é uma resposta importante, mas isso nos direciona à necessidade de obras mais estruturantes", destacou Occhi. Atualmente, 865 municípios do Nordeste estão em situação de emergência, por causa da seca.

De acordo com estudo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), praticamente todos os estados nordestinos tiveram seus níveis de reserva de água reduzidos, e não se recuperaram no período de referência do estudo (maio de 2012 a junho de 2015).

"O Nordeste, de maneira geral, saiu de quase 59% de capacidade de reservação [de água] para 25%, caindo mais de 50% de sua capacidade", disse Occhi. A queda foi, na verdade, de 57,6%. O único estado que apresentou quadro distinto foi a Bahia, que está com reservação de 51%, ante média de 37% em anos anteriores.

O Ceará apresentou queda significativa no nível de seus reservatórios, que caiu de 65% para 19% em 2015. Em Pernambuco, a redução também foi grande, de 43% para 13%. Outros estados tiveram quedas menores.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário