one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Helicóptero que caiu com filho de Alckmin tinha peças desconectadas

Criado em 02/06/15 22h56 e atualizado em 02/06/15 23h32
Por Marcelo Brandão Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Aeronáutica divulgou nota hoje (2) informando que dois controles fundamentais do helicóptero PP-LLS, que caiu no dia 2 de abril, em Carapicuíba, zona oeste da Grande São Paulo, não estavam conectados. O acidente matou cinco pessoas, entre elas Thomas Alckmin, filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Controles flexíveis (ball type) e alavancas (bellcranck) – dois componentes fundamentais para o piloto controlar a aeronave em voo – estavam desconectados antes da decolagem”, informou a nota. À Agência Brasil, a assessoria da Aeronáutica explicou que durante um voo padrão os dois controles devem estar conectados.

Os destroços mostraram que tanto o ball type quanto o bellcranck não estavam conectados durante a queda, e as investigações mostraram que os componentes se mantiveram dessa forma durante todo o voo.

Além disso, segundo a Aeronáutica, as evidências têm mostrado que o comandante pilotou o helicóptero durante todo o período do voo. Além disso, os danos encontrados nos motores, transmissão principal e de cauda, pás do rotor principal e de cauda e demais componentes foram consequências do acidente e não deram causa à queda.

As investigações mostram ainda que a aeronave havia passado recentemente por manutenção prevista. A nota diz ainda que os componentes eletrônicos do PP-LLS estão sendo analisados e ainda não é possível determinar as causas do acidente.

A Força Aérea esclarece ainda que um acidente não ocorre por uma causa isolada, e sim “por uma série de fatores contribuintes encadeados”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário