one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hospital de emergência em Fortaleza vai receber mais 230 leitos

Criado em 01/06/15 20h54 e atualizado em 01/06/15 20h50
Por Edwirges Nogueira – Fortaleza Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o governador do Ceará, Camilo Santana, assinaram hoje (1º), em Fortaleza, um protocolo de intenções para a obra de expansão do Instituto Dr. José Frota (IJF), considerado a maior unidade hospitalar de urgência e emergência do estado.

O anúncio é feito após a Defensoria Pública, o Ministério Público e entidades médicas cobrarem soluções para denúncias de problemas da saúde pública na cidade. Os gestores se comprometeram a criar 230 leitos na capital.

O projeto, chamado de IJF 2, prevê a construção de um novo edifício, com 5 andares, ao lado do edifício atual, localizado no Centro de Fortaleza. Dentre os novos leitos, 30 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 132, de retaguarda, que são leitos que ajudam a desafogar as áreas de urgência e emergência.

Haverá ainda um novo centro cirúrgico com 9 salas e 20 leitos de recuperação. A obra deve ficar pronta no fim de 2017 e terá um custo de R$ 74,6 milhões. Desse valor, segundo o prefeito, 50% será custeado pelo governo federal. O restante (30%) ficará a cargo do estado (30%) e e da Prefeitura de Fortaleza (20%).

Ao explicar a rapidez com que as gestões municipal e estadual elaboraram o projeto, o prefeito Roberto Cláudio disse que a ideia foi tratada com “prioridade e de forma estratégica” a partir de portaria do Ministério da Saúde, que garante o financiamento federal de 50% para a criação de leitos.

Apesar de o reforço de verbas da União ser destinado ao aumento do número de leitos, o prefeito garante que será possível mantê-los com os valores do custo fixo do hospital. “Não é um novo hospital. Lavanderia, administração, laboratório, enfim, o custeio da parte principal já é fixo”.

Segundo o prefeito, a expansão dos leitos em hospitais já existentes quando o custo fixo deles permite essa expansão é uma saída. “Assim, aumentamos a capacidade de produzir serviços, ao passo em que fazemos isso a um custo bem barato”.

O prefeito disse que os 132 leitos de retaguarda deverão estar em funcionamento já no final do próximo ano. Também foi anunciada a realização de concurso público para a contratação de 117 médicos para a rede pública municipal de saúde. Dessas vagas, 74 são para o IJF.

Administrado pela prefeitura, o IJF absorve demandas de outros municípios do Ceará, e até de estados vizinhos. O superintendente do hospital, Walter Frota, estima que 50% de todos os pacientes de internação da unidade são do interior do estado.

No ano passado, segundo ele, esse público representou 47% de todas as internações. Boa parte dos atendimentos estão relacionados com a violência, desde o uso irresponsável de motocicletas até agressões sofridas em grandes eventos na cidade. As segundas-feiras, explica Frota, são os dias mais críticos para a emergência do hospital.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário