one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eunício Oliveira

Imagem:

Compartilhar:

Justiça determina que sem-terra deixem fazenda de senador em Goiás

Criado em 24/06/15 14h16 e atualizado em 24/06/15 14h35
Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de Goiás deu um prazo de 72 horas para que as famílias de sem-terra que ocupam uma fazenda do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) deixem o local.

O mandado de reintegração de posse, assinado pela juíza Célia Regina Lara, da comarca de Corumbá de Goiás, com data de ontem (23), determina que os ocupantes deixem o local pacificamente em até 72 horas, após serem notificados da decisão judicial.

Caso a decisão não seja cumprida, a magistrada autoriza o emprego da força policial, “de forma proporcional e razoável”.

O mandato já foi distribuído ao oficial de Justiça responsável por intimar as lideranças da ocupação, mas o cartório das Fazendas Públicas da Comarca de Corumbá não soube informar, até as 13 horas de hoje (24), se isso já havia ocorrido.

Localizada entre Corumbá de Goiás e Alexânia (GO), cidades próximas de Brasília, a propriedade de cerca de 20 mil hectares pertence ao grupo Agropecuária Santa Mônica, do senador, e já tinha sido ocupada em agosto de 2014.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) afirma que a ocupação é uma resposta ao descumprimento, por parte do governo federal, de acordos firmados durante o cumprimento da primeira ordem judicial de reintegração de posse, em março deste ano.

Ainda de acordo com o movimento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário se comprometeu, na ocasião, a assentar cerca de 1,1 mil famílias em até 60 dias após os sem-terra deixarem a fazenda.

Prometendo permanecer no local até que o Incra destine a fazenda para fins de reforma agrária, o MST pede que os órgãos competentes verifiquem a titularidade da terra, sustentando haver “grande volume de informações” de que parte da propriedade esteja sobre áreas públicas griladas.

O senador Eunício Oliveira comentou, por meio de sua assessoria, ao ser procurado, que espera que a decisão judicial seja cumprida o mais rápido possível, de forma pacífica. Já uma das lideranças do acampamento montado pelos sem-terra, Ana Duarte, disse à Agência Brasil que, embora ainda não tenha sido notificado da decisão, o grupo deve se reunir esta tarde para definir o que fazer.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário