one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Municípios cearenses terão planos de conservação da Mata Atlântica

Criado em 10/06/15 13h21
Por Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Sete cidades do Maciço de Baturité, uma das regiões serranas do Ceará, vão começar a elaborar seus Planos de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), depois que as prefeituras, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), assinaram hoje (10) termos de cooperação técnica com a Fundação SOS Mata Atlântica para a elaboração dos planos para cada município.

Os municípios beneficiados são Palmácia, Pacoti, Guaramiranga, Redenção, Baturité, Aratuba e Mulungu. O PMMA cria normas visando à preservação, ao uso sustentável e à recuperação das áreas de Mata Atlântica inseridas nos municípios brasileiros. Este é o primeiro trabalho de cooperação técnica para a elaboração dos planos que a SOS Mata Atlântica realiza no Ceará.

“Estamos trazendo os instrumentos para que cada município escolha seu caminho de proteção e de uso da floresta. O melhor é que quem define esses parâmetros é sociedade civil, porque quem aprova os planos são os Conselhos Municipais de Meio Ambiente”, ressalta o diretor de Políticas Públicas da fundação, Mario Mantovani.

De acordo com ele, as áreas remanescentes do bioma no estado conservam características originais, como a presença de árvores altas. Dados da Fundação Mata Atlântica Cearense revelam que o chamado teto da floresta chega a uma altura entre 20 e 30 metros. Uma parte do bioma já está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, criada em 1990.

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, a existência da APA e da infraestrutura de fiscalização e monitoramento da área vai ajudar na implementação das PMMAs. “Essa área do Maciço de Baturité possui proteção, mas essa proteção ainda deixa a desejar. Nossa expectativa é de que haja um trabalho constante, junto com as prefeituras, como moradores, ONGs e universidades, de preservação e de ampliação da Mata Atlântica. Pretendemos fazer replantio de matas ciliares.”

O secretário informou que já possui R$ 400 mil em recursos para iniciar a recuperação das nascentes do rio Pacoti, que vem sendo degradado devido ao recebimento de efluentes domésticos e industriais.

 

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário